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como referencial para a compra de tintas
imobiliárias. Atualmente, 17 empresas fazem
parte do PSQ. São elas: AkzoNobel, Anjo Quí-
mica, Bona, Dacar, Eucatex, Futura, Hydronor-
th, Iquine, Killing, Lobo,Montana, PPG/Renner,
Resicolor, Renner Sayerlack, Sherwin-Williams,
Suvinil e Universo”, conta o presidente execu-
tivo daAbrafati.
Como aderir?
A empresa fabricante de tinta que deseja par-
ticipar do PSQ precisa solicitar formalmente
sua adesão e entregar a documentação neces-
sária.A candidata à participação deve assumir
o compromisso de fabricar todos os seus pro-
dutos avaliados pelo Programa com qualida-
de e atender as exigências dos fundamentos
do Programa. Além disso, a empresa precisa
passar por uma avaliação prévia e um período
para adequação às regras e à metodologia do
Programa. É importante lembrar que a empre-
sa não precisa ser associada à Abrafati para
participar do PSQ.
“Não existe uma certifcação do Programa,
mas sim relatórios setoriais trimestrais, que
mostram as empresas qualifcadas e as não
conformes. Para um fabricante fazer parte da
lista das empresas em conformidade, é preci-
so que todas as marcas que produz, em todas
as suas unidades fabris, estejam aprovadas,
simultaneamente, nos requisitos analisados”,
detalha Ferreira.
O presidente executivo da Abrafati ainda afr-
ma que a avaliação das tintas é feita seguindo
critérios rígidos, tanto do ponto de vista téc-
nico quanto do ético. “O laboratório institu-
cional do Programa, que é o Laboratório de
Tintas – Senai Mário Amato, faz a análise das
amostras, que chegam lá descaracterizadas,
não sendo possível saber de que marca são.
Essa análise segue as normas da ABNT, cons-
tando de ensaios específcos para cada tipo de
produto”.
O principal objetivo da Abrafati é fazer com
que as empresas produzam dentro da con-
formidade. “Por isso, divulgamos o Programa,
por todos os meios disponíveis, visando atrair
novos participantes, entendendo que a partici-
pação é voluntária e deve ser uma decisão de
cada empresa. O mais importante é ordenar o
mercado e eliminar a não conformidade nas
tintas. O crescente reconhecimento do Progra-
ma pelo mercado e as vantagens trazidas pela
participação têm levado cada vez mais fabri-
cantes de tintas, espontaneamente, a procurar
a Abrafati, manifestando seu interesse em se
credenciar”, comemora Ferreira.
Mercado
Segundo o presidente-executivo da Abrafati o
nível de qualidade das tintas imobiliárias no
mercado brasileiro melhorou muito. “Como
dissemos anteriormente, o Programa é reco-
nhecido como um divisor de águas no merca-
Sherwin-Williams
A Sherwin-Williams é uma das empresas que aderiram ao Programa Setorial da Qualidade
– Tintas Imobiliárias. “É importante atendermos as especifcações do programa setorial da
qualidade. Com isso podemos comprovar o nosso comprometimento com o nosso cliente e
o consumidor. O PSQ também é um diferencial diante dos concorrentes que não aderiram ao
programa”, afrma David Ivy, gerente de marketing da Sherwin-Williams.
Para aderir ao Programa, a Sherwin-Williams teve que realizar mínimas mudanças em sua li-
nha de produtos, pois sempre focou em qualidade. “Com o Programa tivemos um importante
retorno de imagem. Certamente o nosso cliente reconhece o quanto as especifcações do PSQ
contribuem para a manutenção da qualidade dos produtos e nós temos total interesse em for-
necer nossos produtos com qualidade comprovada”, garante Ivy, completando que a principal
mudança para imagem da empresa está sendo o reconhecimento do cliente. “O consumidor
percebe que estamos preocupados com ele e confa mais em nossos produtos”.
Para comunicar ao mercado que as tintas estão conformes com o Programa da Abrafati, a
Sherwin-Williams está trabalhando individualmente por meio de comunicação na embalagem,
nos materiais promocionais, website, treinamento das equipes internas, clientes e feiras. “Ao
mesmo tempo, estamos montando vários eventos em parceria com a Abrafati. Tudo isso para
deixar o consumidor ciente de que todos os nossos tipos de tintas estão conforme de acordo
com as especifcações já aprovados pelo PSQ”, destaca Ivy.
O gerente de marketing da Sherwin-Williams também fala sobre a importância do Programa
daAbrafati. “Antes existia muita confusão referente aos produtos e embalagens no mercado. O
consumidor sentia-se confuso, pois não tinha uma indicação clara do que estava dentro da em-
balagem. Com a PSQ isso está mudando. Com relação ao consumo, o consumidor irá procurar
produtos certifcados, o que irá forçar o cliente a ter esses produtos disponíveis nas suas lojas.
O consumidor é lesado quando paga por um produto que não cumpre a qualidade declarada
e esse programa veio para esclarecer e comprovar para o consumidor que existem empresas
realmente preocupadas e responsáveis em atendê-lo”, afrma Ivy.
David Ivy, gerente de marketing da Sherwin-
Williams