utilizado. “Os demais solventes
hidrocarbonetos continuarão
sendo utilizados. A tendência é a
redução do teor de enxofre e de
aromáticos.”
Para José Carlos
Menezes, gerente
de vendas da Ban-
deirante Brazmo,
considerando o
mercado de tinta
automotiva ori-
ginal, afirma que haverá redução
no consumo, “até porque, além da
substituição do tolueno por outros
solventes, também está havendo
a migração de tecnologia base
solvente para base água. Já
no mercado de repintura automo-
tiva, linha branca e demarcação a
restrição está mais contida, então
os consumos estão mais condicio-
nados ao crescimento ou retração
do mercado”.
Mário Guerra, diretor técnico, e
Douglas Gomes Nobre, supervi-
sor de vendas da Agecom, preve-
em que o futuro para o solvente
hidrocarbônico é continuar a ser
utilizado onde não houver restri-
ções ambientais e toxicológicas,
“isso porque a relação custo e
benefício é muito boa. Por isso,
pretendemos aumentar nossa
linha de solventes ecológicos, com
baixo índice de aromáticos e am-
pla faixa de destilação”.
Luiz Carlos Silva,
gerente de negócios
da Gafor
Cristiano Albanez, gestor de produtos
formulados da quantiQ
210mm