Page 3 - 137

This is a SEO version of 137. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
Boas
notícias!
m dos eventos mais importantes do setor de tintas, o Abra-
fati 2009, chega em boa hora. Apesar de o Brasil ainda sen-
tir os efeitos negativos da crise econômica, com certeza este
evento trará boas energias ao setor de tintas, sem contar
que ajudará a aquecer e a impulsionar as vendas.
Vocês, leitores, poderão conferir nas próximas páginas da
revista Paint & Pintura a prévia do Abrafati 2009 - 11ª Exposição Internacio-
nal de Fornecedores para Tintas e o 11º Congresso Internacional de Tintas, que
se realiza de 23 a 25 de setembro, em São Paulo, com a promessa de sacudir o
mercado e trazer tudo o que há de melhor em inovações em produtos e serviços.
Com o tema “A Tinta do Futuro”, os expositores e congressistas enfatizarão a
sustentabilidade da cadeia produtiva.
Na prévia fica visível o grande esforço das empresas, que não deixaram de
participar do evento e ainda contribuíram com o crescimento do setor, princi-
palmente com pesquisas e desenvolvimento de alternativas mais amigáveis ao
ambiente, o que está sendo primordial para o setor de tintas.
Ainda nesta edição, Dilson Ferreira, presidente executivo da Abrafati (Associação
Brasileira dos Fabricantes de Tintas), entidade organizadora do evento, conce-
deu uma entrevista exclusiva à revista, onde falou sobre as novidades da feira,
fez um balanço do setor em 2009 e suas perspectivas para 2010.
Podemos concluir que pelos comentários do presidente executivo da Abrafati al-
gumas medidas estão ajudando na recuperação do setor. Graças a uma série de
iniciativas, como estímulo à competitividade, incentivo aos negócios, melhoria
da qualidade das tintas, estímulo à pesquisa, proteção do ambiente, capacitação
dos pintores e dos profissionais que atuam na cadeia de tintas, redução do IPI,
ampliação dos financiamentos para novos imóveis e reformas, além das obras e
projetos do PAC, a crise não conseguiu impedir o desenvolvimento setorial.
E apesar de este ano não apresentar crescimento, a previsão é que a indústria
de tintas venderá cerca de 1,1 milhão de litros, o que resulta em um segundo
melhor resultado da história. Já para 2010, o mercado como um todo conta com
uma retomada do crescimento sustentado.
Vamos continuar otimistas e acreditando que o mercado de tintas chegue aos
patamares de crescimento dos anos anteriores!
Boa leitura!
Lucélia Monfardini
Revista PAINT & PINTURA
Ano 14, N.º 137 - Setembro 2009
CAPA
Foto do livro Cheiro de Tinta,
cedida gentilmente pela
Vox Editora
Diretor Geral
Agnelo de Barros Neto
agnelo@agneloeditora.com.br
Editora Responsável
Lucélia Monfardini (MTb 35.140)
lucelia@agneloeditora.com.br
Repórter Especial
Marcos Mila - marcos@agneloeditora.com.br
Edição de arte e Diagramação
Samantha Barros
samantha@agneloeditora.com.br
Revisão
Marcello Bottini
Tradução Espanhol
Maria Lucia de O. Marques
Tradução Inglês
Marcio Mendonça
Editor de fotografia
Yuri Zoubaref
yuri@agneloeditora.com.br
Gerente comercial
Sérgio Suassuna
sergio.suassuna@agneloeditora.com.br
Publicidade
Luciana Melim
Patrícia Géa
Rosana Lima
comercial@agneloeditora.com.br
Distribuição
Fernando Clarindo
fclarindo@agneloeditora.com.br
Assinaturas
Faça sua assinatura entrando no site
www.paintshow.com.br
CTP e Impressão
Gráfca Bandeirantes
Praça Vidal Antonio de Castro, 34 - Alto da
Lapa 05076-030, São Paulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979 - Fax (5511) 3832-2850
agneloeditora@agneloeditora.com.br
PAINT & PINTURA é uma publ icação mensal de
AGNELO EDITORA. Circulação latino-americana. Dirigida
às indústrias de tintas, revestimentos, vernizes,
impermeabilizantes e tintas gráfcas. Os artigos assinados
são de inteira responsabilidade de seus autores.
Editorial
U
PAINT & PINTURA
Setembro 2009
www.paintshow.com.br
3
Conselho Editorial
Albio Calvete Rotta, diretor da Acrotta Consultoria
Industrial; Wagner Sander, diretor industrial da Advance
Tintas; Patrício Mitsuo Moniva, diretor da Isocoat; Luiz
Martinho, consultor da LAPM Consulting; Luis Manuel
Mota, consultor; Maria Cristina Kobal de Carvalho, diretora
técnica da Renner Sayerlack; Maurício Gasperini, diretor
de marketing da ICI; e Carlos Roberto Tomassini, diretor da
Tomas M&C Consulting.