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Agosto 2010
PAINT & PINTURA
Minérios Ouro Branco
A Minérios Ouro Branco possui uma vasta linha de minerais, como agal-
matolito, caulim, talco, carbonato de cálcio, barita, mica, dolomita, sulfato
de bário precipitado, entre outros. “A principal característica de nossos
produtos é a alta qualidade e performance. Agregado a mesma um serviço
de assistência técnica e pós-venda que oferece suporte às mais variadas
aplicações em tintas. Esse suporte é nosso maior diferencial em vendas”,
conta José Carlos Bartholi, diretor comercial da Minérios Ouro Branco.
Para Bartholi, as tendências no setor de cargas minerais estão no aperfei-
çoamento dos produtos em atuarem como extenders, com outras capaci-
dades funcionais, como lavabilidade, resistência a intempéries, etc. “Isso
passa por tratamento superficial de minerais até aditivos que provem as
características desejadas. O mineral deixa de ser um produto básico para
se tornar algo mais complexo, agregando valor ao mesmo. Nossa maior no-
vidade está centrada no caulim calcinado, que firmamos uma parceria na
China. Um produto muito competitivo em preço e qualidade”, revela.
A Minérios Ouro Branco investiu em parcerias com grandes empresas na
China, onde destacam-se em especial a barita, caulim calcinado e sulfato
de bário precipitado. “Estamos centrados nesses novos produtos na linha de
minerais, com grande expectativa de sucesso pelos resultados iniciais. No
que diz respeito à barita, desde 2005 estamos sedimentados com grande market-share, mas no caulim calcina-
do e especialmente no sulfato de bário nosso desenvolvimento tem crescido muito nos últimos meses”, comemo-
ra Bartholi.
José Carlos Bartholi, diretor comercial
da Minérios Ouro Branco
Monte Pascoal
A Monte Pascoal atua especificamente no mercado de caulins especiais, que
tem como principais características o tamanho das partículas que favorece o
emprego da nanotecnologia e o formato lamelar das mesmas que permite uma
substituição significativa de cargas mais onerosas, como o TiO2 e a excelente
lavabilidade e cobertura. “Acredito que o mercado está cada vez mais exigen-
te e a tendência é de os fornecedores desenvolverem produtos com maiores
tecnologias agregadas, principalmente no segmento da nanotecnologia. Se-
guindo essa tendência, a Monte Pascoal vem realizando estudos e testes para
desenvolver novos produtos que possam agregar valor e qualidade às tintas.
Posso até afirmar que estamos agregados à área de nanotecnologia desde o
início, pois um dos principais diferenciais de nossos produtos é que os mesmos
possuem partículas micrométricas, o que os torna ideais para desenvolvimen-
tos nesta área”, revela Roberto Rocha, diretor da Monte Pascoal.
Atualmente, a empresa está finalizando um projeto de R$ 5 milhões, que per-
mitirá oferecer, a partir do caulim, aditivos especiais para agregar tecnologia
aos diversos segmentos de tintas e vernizes. “Além disso, como o mercado vem
reagindo muito bem e em contínua recuperação, acreditamos que teremos um
crescimento na ordem de 20% em relação a 2009”, prevê Rocha.
Roberto Rocha, diretor da
Monte Pascoal