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PAINT & PINTURA
Dezembro 2010
49
Evonik
A oferta de uma ampla linha de
produtos da Evonik para o setor de
tintas é um diferencial no mercado,
aliado ao melhor custo-benefício. Já
na área de distribuição, destaca-se
a excelência dos serviços prestados
a partir do centro de distribuição
da empresa, instalado em Gua-
rulhos (SP), que permite que os clientes trabalhem em sistema “just in time”,
reduzindo os níveis de estoques e os custos. “No Brasil, os clientes da Evonik
também dispõem de suporte técnico oferecido pelo Laboratório de Colorantes,
localizado na cidade de Americana (SP). Trata-se de laboratório de tecnologia
aplicada onde se realizam todos os passos necessários para a implementação de
um sistema tintométrico. Com isso, a empresa busca parcerias sólidas com seus
clientes, que resultam no crescimento de todos e no desenvolvimento de novos
produtos e tecnologias que permitam novos ciclos de melhoria”, declara Alex
Fabretti, gerente de negócios para América do Sul & Central da Evonik.
A empresa tem como premissa o bom relacionamento, orientação técnica,
presteza na disponibilidade dos produtos, adequação às características de cada
cliente no que se refere às suas formulações e política comercial transparente.
“Políticas claras e esforços conjuntos são ações cotidianas desde as primeiras
fases de atendimento. O relacionamento estabelecido com os clientes, da pré à
pós-venda, é fundamental para o aprimoramento de nossa gestão, do portfó-
lio de produtos e de nossa presença no mercado, em todas as áreas nas quais
atuamos”, afirma Fabretti.
A Evonik também oferece treinamentos, disponibilidade de estoque, preços
condizentes com a realidade de mercado, assistência técnica, apoio tecnológico
e serviços personalizados. “Estes diferenciais se complementam com o fato de
os clientes poderem contar com a segurança de receberem produtos de alta
qualidade, com desempenho reconhecido mundialmente. A Evonik direciona
300 milhões de euros por ano para atividades de pesquisa e desenvolvimento no
mundo e mantém a estratégia de globalização dos negócios, com produções nas
Américas, Ásia e Europa”, ressalta Fabretti.
O rápido atendimento das necessidades dos clientes é possível pela linha diver-
sificada de produtos, o que torna a Evonik menos suscetível a fatores sazonais
e mais apta a atender as particularidades de seus clientes. “Vale lembrar que
a empresa distribui seus próprios produtos e de empresas representadas, com
longa data de parceria. A manutenção de um centro de distribuição na cidade
de Guarulhos (SP) com um estoque compatível às exigências do mercado per-
mite o atendimento rápido para os casos de urgência. O bom relacionamento
entre distribuidores e clientes
é fundamental para o perfeito
andamento dos negócios e uma
primorosa fonte de informações
sobre o mercado, tendências, ne-
cessidades e fomentam os novos
desenvolvimentos para atender o
setor”, conclui Fabretti.