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Junho 2011
PAINT & PINTURA
edge retentive, compatíveis com
hidrojato e sem restrições quanto
à URA, ou seja, a pintura não é
interrompida por motivos meteo-
rológicos. Os produtos convencio-
nais não podem ser aplicados com
URA acima de 85%”, informa Riva,
da Renner Protective Coatings.
A Sherwin-Williams também é
uma fabricante que se preocu-
pa com as questões ambientais.
“Atendemos as exigências do mer-
cado cumprindo todas as normas
e regulamentações
existentes e por
meio de produtos
isentos de solven-
tes, baixo teor de
VOC, com tecno-
logia base água”,
declara Nuno
Cipriano, gerente
de conta global da
Sherwin-Williams.
A AkzoNobel/In-
ternational Paint
tem investido no
desenvolvimen-
to de produtos
“eco premium”,
ambientalmente amigáveis, com
baixa ou nenhuma emissão de po-
luentes na atmosfera. Os produtos
da Marine Coatings (uma das
divisões da empresa), por exem-
plo, reduzem significativamente o
impacto ambiental, diminuindo a
emissão de gás carbônico na at-
mosfera, a quantidade de resíduos
que precisam ser descartados,
etc. “O produto Intersleek 900,
por exemplo, é um revestimento
de desprendimento de incrusta-
ções, isento de biocidas. As tintas
anti-incrustantes convencionais
possuem biocidas (venenos) que
são liberados para a redução de
incrustação. Estes biocidas atual-
mente são livres de “TBT” (tributil
estanho), que é um biocida mais
agressivo à fauna e à flora mari-
nha, ou seja, são menos agressi-
vos, entretanto continuam sendo
biocidas. Os nossos revestimentos
de desprendimento de incrusta-
ções não possuem biocidas, ou
seja, não liberam material quími-
co no meio ambiente marinho. O
mecanismo de controle de incrus-
tação é físico. Ele atua por meio
da lisura e da alta tensão super-
ficial do filme seco, facilitando o
desprendimento das incrustações.
A International tem dois tipos: um
à base de silicone e o outro à base
de flúor polímero. Ambas substân-
cias promovem o desprendimen-
to, entretanto, o flúor polímero
apresenta melhor desempenho em
geral, mas especificamente maior
propriedade de desprendimento
em condições estáticas, fato que o
silicone funciona melhor em movi-
mento, velocidade. Além de não
influenciar no meio ambiente, o
produto ainda pode reduzir anu-
almente em até 9% o consumo de
combustível e emissão de dióxido
de carbono, com durabilidade de
até dez anos”, garante Macedo, da
AkzoNobel.
Anualmente, estima-se o consu-
mo de 300 milhões de toneladas
de combustível. “Com isso perce-
bemos uma oportunidade para
reduzir o impacto ambiental do
transporte marítimo. Com esse
nível, estima-se o consumo de 960
toneladas de CO2.
Tanto o combus-
tível quanto o
CO2 podem ser
reduzidos em até
9% com o produto
Intersleek 900”,
completa Macedo,
da AkzoNobel.
A WEG Tintas
investe constante-
mente em tecno-
logia. “Visamos
incrementar
produtividade e
reduzir o impac-
to ambiental por
meio de tecnologias low VOC, tin-
tas com alto sólidos, com secagem
mais rápida, como a linha wet
surface, primer epóxi de repin-
tura rápida (2 horas), tolerante
a superfícies e ambientes úmidos
aplicável sobre hidrojateamento
visando ganhos de produtividade,
além das pesquisas com tintas à
base d›água”, destaca Reinaldo
Richter, diretor superintendente
da WEG Tintas.
Investimentos
Um dos principais desafios da
International Paint é continuar