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www.paintshow.com.br
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Setembro 2011
PAINT & PINTURA
do Green BuildingCouncil Brasil.
No final de agosto, o GBC Bra-
sil teve a Green BuildingBrasil
Conferência Internacional & Expo,
na Fecomércio, em São Paulo. A
Hydronorth teve participação
efetiva no evento, como exposito-
ra de sua linha de ecoprodutos e
também como palestrante, com
o tema Novas Tecnologias em
Pintura para Green Buildings. “A
empresa teve a oportunidade de
passar seu know-how adquirido
com o desenvolvimento da linha
de ecoprodutos”, explica Munhoz.
“As tecnologias em pinturas para
Green Buildings têm evoluído
rapidamente nos últimos anos”,
completa.
Logística
Para a Hydronorth a sustentabilida-
de não está apenas em um segmento
de trabalho dentro da fábrica. Para
ser sustentável, uma empresa deve
ter o conceito disseminado em suas
ações, gerando um efeito dominó
que leve a proposta adiante.
No caso dos ecoprodutos, o rendi-
mento superior da linha permite
que o transporte da carga para as
revendas seja otimizado, favore-
cendo a economia de combustível
e, consequentemente, diminuindo
a emissão de dióxido de carbono
na atmosfera. O melhor rendimen-
to ainda proporciona que os lotes
ocupem menos espaço de arma-
zenamento dentro das revendas e
também na fábrica.
Na filosofia da Hydronorth, res-
ponsabilidade social também tem
seu lugar na manutenção de uma
política de sustentabilidade. Por
isso a empresa mantém em sua
sede o Centro de Educação Infantil
Rei Davi, que recebe 120 crianças
carentes da comunidade local,
sendo que apenas uma pequena
parcela dos matriculados são filhos
de colaboradores.
Histórico
A Hydronorth iniciou suas atividades em 1981, na cidade de Londrina, região norte do estado do Paraná, produzin-
do produtos de limpeza e manutenção industrial. Em 1986 a empresa lançou uma nova divisão industrial que levou
ao mercado o impermeabilizante Hydronorth, que se tornaria líder do segmento de resinas impermeabilizantes
acrílicas no País.
Em 1989, inaugurou sua unidade industrial na cidade vizinha Cambé. No decorrer dos anos, vários produtos foram
lançados, aumentando a divisão de impermeabilizantes.
Em 1997 a Hydronorth inaugurou sua segunda unidade industrial também em Cambé, com área de 25 mil metros,
além de um moderno laboratório para desenvolvimento de produtos e controle de qualidade. Em 1998 a empresa en-
trou no mercado de tintas imobiliárias lançando seu primeiro produto no segmento: a linha acrílica Novopiso, que se
tornou uma das tintas para piso mais vendidas e premiadas do mercado brasileiro.
No ano de 2003 ocorreu a migração das resinas à base de solvente para resinas à base d›água, o que atualmente repre-
senta mais de 30% das vendas deste mercado. Em 2006 a empresa comprou as marcas Graffiato e Resicril, também com
portfólio voltado para o setor de resinas.
A partir de 2007 a Hydronorth adotou uma nova gestão administrativa profissional, trazendo para o ranking de
colaboradores da empresa executivos com experiência no mercado tinteiro, além de empresas parceiras para incremen-
tar a governança corporativa, a comunicação e as vendas. Nesse mesmo ano a fabricante reformulou sua linha e suas
estratégias de venda. A empresa investiu em produtos diferenciados e na linguagem com o consumidor final.
Em 2008, por ocasião do lançamento de sua nova identidade visual, a Hydronorth concluiu o processo de transição
administrativa. O fundador, Amado Góis, passou o bastão para o filho, Matheus Góis, após um gradual processo, que
contou com a orientação e supervisão da Fundação Dom Cabral.
Matheus Góis tem 32 anos e é formado em administração de empresas, com pós graduação e MBA em gestão estraté-
gica. O herdeiro Hydronorth começou a trabalhar na empresa há 15 anos, iniciando como promotor de venda, passan-
do por quase todos os setores da empresa, tendo uma evolução meritocrática e natural. Hoje, responde pela diretoria
executiva; quando assumiu o cargo, seu pai, o fundador Amado Góis, tornou-se presidente do conselho administrativo.
O professor da Fundação Dom Cabral Leonardo Araújo, que teve participação efetiva no processo de transição da pri-
meira para a segunda geração da empresa, hoje também integra o conselho.