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Jan/Fev 2012
PAINT & PINTURA
Linha de Produtos
Aro
A Aro produz baldes, além de outros tipos de embalagens para o mercado de tintas.
“Como novidade, temos uma lata em desenvolvimento com apelo importante na hora da
utilização. Vale destacar a nossa certificação ISO 9001, desde 1995, tendo diversas re-
-certificações. Dispomos de um quadro de técnicos altamente qualificados, e investimos
fortemente em melhoria de processos e equipamentos de produção e aferição de quali-
dade”, anuncia Covelo, completando que o mercado de tintas representa cerca de 50%
do faturamento da empresa. “Temos capacidade instalada para converter cerca de 3.500
toneladas de aço mensais.”
Brasilata
Além dos novos produtos, como Barricaço, lata TOp e a lata TOp-Gun, a Brasilata
fabrica uma ampla variedade de latas para o mercado de tintas, com fechamento
plus e biplus, e diversos tamanhos, como galão, quarto de galão, 1/16 de galão, lata
18 litros, baldes 18 e 20 litros. “As vantagens do Plus são: mais fácil de abrir; mais fácil
de fechar; maior resistência a quedas; maior desempenho nas linhas de enchimento;
reduz perdas na distribuição; utiliza menos matéria-prima (aço). Já as vantagens do
Biplus são: agiliza o atendimento ao consumidor; oferece maior segurança; praticidade ao abrir e fechar;
facilita o manuseio e o tingimento de tintas; possibilita a visualização da cor escolhida. Já a lata de 18
litros e baldes 18 e 20 litros são destinados a produtos perigosos; temos os aerossóis com e sem necking, em
variados diâmetros; latas retangulares em tamanhos variando de 500ml a 5 litros; além de embalagens
para alimentos e aerossóis para cosméticos”, destaca Monica, completando que para o setor de tintas a empresa lançará, em
2012, o galão expandido e aerossol expandido, nos diâmetros 57mm e 65mm.
As embalagens para tintas e produtos químicos representam 95% da produção da Brasilata,
que opera com capacidade de 70 toneladas/ ano. “Todas as ações da Brasilata são pautadas
pela sustentabilidade. Um dos lançamentos recentes da empresa, o Barricaço, tem como
objetivo substituir a atual solução do mercado por uma embalagem mais sustentável, em
aço, 100% reciclável. Investimos pesado em uma linha de litografia UV com redução de con-
sumo de gás natural. Outro exemplo de redução do aço é a lata 18 litros UN para produtos
perigosos que, alémde atender todas as exigências para o transporte desses produtos, utiliza
menos aço e emmenor espessura do que a lata convencional deste segmento”, conclui Forte.
Cerviflan
ACerviflanpossui umportfólio completo de embalagens parao setor de tintas. “Temos
todas as embalagens que o mercado de tintas costuma e precisa utilizar, com alguns
diferenciais: nossas linhas de galão, quarto de galão, 1/16 contam com sistema de
auto-empilhamento; a lata quadrada conta com sistema de aplicação direta, espaço
para aplicação do rolo, lata-caçamba; e o aerossol foi o primeiro a ter o padrão inter-
nacional de domo – melhor pega e aplicação”, ressalta Lozargo Filho, acrescentando
que hoje, a Cerviflan destina 30% de sua produção ao mercado de aerossóis, e 70% à
indústria química. “A tendência, porémé atingirmeio ameio nomédio prazo. Quanto
à capacidade produtiva, transformamos 2,5 mil toneladas de aço mensalmente”.
Ao longo dos últimos cincoanos, aCerviflan colocou emmarchaumplano de investimentos de 11milhões de euros emequipamen-
tos de ponta, transformando seu parque fabril de aerossóis no mais moderno da América Latina. “São equipamentos exclusivos,