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PAINT & PINTURA
Março 2012
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Denver Resinas
A Denver Resinas possui em seu portfólio os seguintes tipos de produtos: resinas estireno acrílica de alto desempenho RA 199,
RA 198 e o RA 193; resinas estireno acrílica com alta lavabilidade para piso RA 196; resinas estireno acrílicas elastoméricas
para tintas decorativas RA 154; 100% acrílico RA 158 tintas decorativas elastomérica com alta resistência a intempéries;
vinil - maleato DAS 841 para tintas decorativas; vinil - acrílico DAS 842 para tintas decorativas; espessantes acrílicos para
massas e texturas EJ 010 e EJ 011; modificadores reológicos para diversas aplicações EJ 074, EJ 075, FRA 15 D e outros; resi-
nas estireno acrílico baixo odor RA 084; resina vinil/versatato/acrílica RA 846 para tintas econômicas e para tintas que serão
aplicadas diretamente sobre o gesso; 100% acrílico RA 152 para fabricação de esmalte sintético.
A empresa ainda possui alguns produtos ambientalmente corretos, como de baixo odor. “O RA 084, sem dúvida, é um dos
melhores domercado. Temos tambémo RA 846, que produz tintas que dispensam fundos preparadores de base solvente, para
ser aplicado diretamente no gesso. E no geral, temos um comprometimento que, em breve, todos os nossos produtos serão
produzidos conforme este conceito. Alémdos produtos, temos uma equipe qualificada voltada, especialmente para omercado
de tintas e um laboratório destinado particularmente para este mercado com foco no cliente e seus problemas, ou seja, nossa
assistência técnica é permanente no que diz respeito a novas oportunidades para os clientes. Durante o ano de 2011, vários
produtos de sucesso que estão no mercado nasceram em nossos laboratórios com parcerias com clientes”, conta Cimadon.
Quanto às expectativas de crescimento para o setor, Cimadon prevê que para o próximo ano o mercado de tintas imobiliárias
deve melhorar, pois o governo deverá manter a política de juros baixos para o financiamento de casa própria que “puxará”
setores produtivos importantes paramanter a economia ativa e, consequentemente, umbaixo índice de desemprego. “Outros
acontecimentos de alta relevância, como investimentos estrangeiros no segmento de hotelaria, Copa do Mundo, Olimpíadas
e o empréstimo a juros baixos para pequenas reformas até R$ 20 mil com recurso do FGTS estarão contribuindo para forta-
lecimento do crescimento do setor. Portanto, nossa expectativa para os próximo cinco anos é de um crescimento na ordem de
40%, acompanhando a estimativa para o setor imobiliário, que prevê investimentos continuados para este período”, analisa.
Dow
A Dow Coating Materials produz emulsões acrílicas puras, estireno acrílicas e vinil acrílicas. “Dentro do nosso por-
tfólio focado em inovação desenvolvemos soluções que possibilitem nossos clientes aumentarem sua participação no
mercado. Agregando valor para nossos clientes, desenvolvemos emulsões com hidrorrepelência, como a linha EZ, que
será lançada no Brasil ainda neste ano. São desenvolvidas para conferirem uma superlavabilidade e maior resistência
a manchas em aplicações interiores. Além disso, a linha Dirtshield, destinada à aplicação exterior, consegue reduzir a
pega de sujeira proveniente do intemperismo”, destaca Franco Faldini, diretor de marketing para América Latina da
unidade de negócios para tintas da Dow.
Faldini também ressalta as emulsões que colaboram para os clientes formularem tintas mais amigáveis ao meio am-
biente, com menor odor, baixo índice de VOC e que ainda sejam superlaváveis, melhorando muito mais a qualidade da
tinta. “O que buscamos é agregar valor às tintas, oferecendo ao mercado emulsões que confiram funcionalidade, como
tintas antibacterianas e comhidrorrepelência. A Dow tem a sustentabilidade como um de seus pilares. Por isso, todos os
nossos produtos são formulados para entregar tintas com baixo índice de VOC, menor odor e livres de APEO”, informa.
A empresa também possui uma área técnica totalmente focada no cliente. “Nossa equipe faz de tudo para aprender,
solucionar problemas e inovar. Trabalhamos de forma integrada com parceiros e no desenvolvimento de soluções
personalizadas, capazes de atender a necessidades operacionais específicas. Este trabalho contempla desde a identi-
ficação da emulsão mais indicada até à otimização da formulação. O PQI (Paint Quality Institute) é uma ferramenta
que auxilia os clientes em lançamentos de produtos”, salienta Faldini, completando que a Dow, oferecendo inovação,
uma agenda focada no crescimento dos seus clientes e entendendo as necessidades do mercado nacional, trabalha para
exceder o crescimento do mercado de tintas. “E estamos preparados para isto. A Dow tem uma rede de manufaturas
e está preparada para atender toda a América do Sul. Nossas plantas de produção de emulsões estão localizadas em
Jacareí, no Brasil, e em Zarate, na Argentina”.