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PAINT & PINTURA
Agosto 2012
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a soldabilidade a anti-incrustantes
livres de estanho. Dentre os produtos
com maior destaque são: o Wegpoxi
Block N2912 Tipo III, um primer epó-
xi novolac. Da classe low voc, é um
produto de alto sólidos que permite
a obtenção de altas camadas em
uma única demão, conferindo alto
poder impermeabilização, resistência
química e à abrasão. Esse produto é
especialmente indicado na pintura de
tanques de lastro, de combustíveis e
outras estruturas expostas a ambien-
tes altamente agressivos.
Vislumbrando novos nichos de mer-
cado e se adiantando a novas regula-
mentações, a WEG Tintas desenvolveu
mais dois novos produtos usando a
mesma tecnologia dos epóxis novolac,
o Wegpoxi GFD 402 e o Wegpoxi Block
ADA 404. “Essa resina epóxi confere ao
produto maior estabilidade térmica
e maior resistência química. Isso ga-
rante maior performance do produto
em determinas aplicações, como em
tanques onde a WEG já possui vasta
experiência”, esclarece Richter.
Aproveitando dos ganhos proporcio-
nados pela nova resina, a WEG desen-
volveu o Wegpoxi GFD 402, um epóxi
para pintura de diques e fossas de
contenção em concreto. Esse produto
possui alto poder de
impermeabilização e
resistência a impacto
e abrasão.
Outro produto criado
com a nova tecnolo-
gia é o Wegpoxi Block
ADA 404, uma nova
geração dos acaba-
mentos antiderra-
pantes. Esse produto
confere alta prote-
ção anticorrosiva em
uma única aplicação
de alta espessura, diferente dos aca-
bamentos antiderrapantes conven-
cionais, que demandam aplicação
de primer. O Wegpoxi Block ADA 404
atende à norma 1374 e é indicado
para pintura de conveses de embar-
cações, escadas, pisos industriais,
heliportos, rampas e passarelas.
Além disso, recebeu a certificação IMO
PSPC para os seus sistemas de pintura.
O IMO PSPC (Performance Standard
for Protective Coatings for Dedicated
Seawater Ballast Tanks of all Types of
Ships and Double-Side Skin Spaces of
Bulk Carriers) foi adotado pelo Comitê
de Segurança Marítima (MSC) da IMO
em 2006. Essas normas aplicam-se
obrigatoriamente a todos os navios
commais de 500 toneladas bru-
tas. A entrada em vigor da PSPC
tem como objetivo estabelecer
padrões de projeto, operação,
manutenção e construção de
embarcações. Dentro destes,
incluem-se as normas e pro-
dutos aprovados para pintura.
A certificação do primer epóxi
dupla função Lackpoxi 76 Wet
Surface N2680 vem comprovar
o desempenho de um produto
que já foi aplicado em mais de
2 milhões de metros quadrados
Reinaldo Richter, diretor superintendente da WEG Tintas
de obras marítimas, destacando-se
navios (Petrobras e Marinha), rebo-
cadores, embarcações de apoio, plata-
formas de petróleo (P-52, P-54, P-59,
P-60) e de gás natural (Mexilhão).
“Com a certificação da linha Lackpoxi
76 Wet Surface N2680 os mercados
brasileiro e mundial recebem um pro-
duto singular para pintura de todo o
navio e, principalmente, de tanques
de lastros, casaria, costado, convés,
inclusive com certificação para tan-
ques de água potável. A facilidade de
aplicação de um único produto que
atende a todas as necessidades faci-
lita muito a logística de atendimento
técnico e comercial», afirma Richter.
Outro diferencial desse primer é a
isenção de solventes voláteis, podendo
ser aplicado sobre superfícies úmidas
e com altos índices de umidade no ar.
Esses produtos são fruto dos cons-
tantes investimentos da empresa em
capacitação e tecnologia com o único
objetivo de fornecer aos clientes solu-
ções que ofereçam proteção total. Isso
certifica a WEG como um dos maiores
fornecedores da Petrobras, presente
na manutenção e construção de mais
de 60 plataformas, navios e dezenas
de refinarias por todo o Brasil. Desde
2008 já foram quase 4 milhões de
litros de tintas fornecidos.