Page 84 - 171

Basic HTML Version

www.paintshow.com.br
84
Outubro 2012
PAINT & PINTURA
Latin America and World News
Projeto Simplificação, da Brasilata,
completa 25 anos
A Brasilata S/A Embalagens Metálicas comemorou em agosto 25
anos de lançamento do Projeto Simplificação, além da marca
histórica de 1 milhão de ideias apresentadas por seus cola-
boradores nesse período. Criado com o objetivo de se tornar
um canal de comunicação entre os funcionários e gestores, o
projeto revelou-se um valioso instrumento para a melhoria do
clima interno e disseminação de conhecimentos na companhia,
premiando as principais iniciativas.
Consideradas de simples aplicação, a maioria das ideias formu-
ladas desde 1987 vem produzindo inovações significativas. De
acordo com Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata e
também professor e membro fundador do Fórum de Inovação da
FGV-SP, o foco da iniciativa não é, exclusivamente, o aumento
de produtividade, mas a manutenção de um ambiente sempre
inovador, uma tradição da companhia. “A proposta é promover pequenas melhorias, com inovações contínuas,
processo que envolve desde os profissionais iniciantes até a diretoria”, afirma.
A milionésima ideia
No decorrer de 2011, o Projeto Simplificação registrou 137.223 sugestões de seus “inventores”, como são formal-
mente considerados os colaboradores da empresa, que faturou R$ 437 milhões naquele ano e mantém uma equipe
com 900 funcionários, distribuídos nas unidades de São Paulo (SP), Estrela (RS), Rio Verde (GO) e Recife (PE). O
resultado equivale à média de 150 ideias por “inventor” no período.
Os profissionais dispõem de um sistema on-line para apresentar suas ideias e acompanhar o andamento das su-
gestões. O acesso ao sistema é livre para qualquer funcionário, que pode navegar por suas telas para verificar o
status de propostas, enviar sugestões e conferir as ideias apresentadas por áreas ou unidades.
Uma sugestão criativa, voltada para aumentar a quantidade de latas de tinta acondicionadas nos pacotes con-
vencionais foi a milionésima iniciativa premiada pelo projeto. Concebida por seis funcionários da unidade Rio
Verde (GO), a proposta permitiu o aumento do número de latas de aço acondicionadas no processo de paletização,
gerando a redução de custos com embalagens e despesas com frete, além de otimizar o espaço de armazenagem.
A empresa apresentou, nos últimos anos, médias superiores às das companhias internacionais que adotam siste-
mas semelhantes. “O Projeto Simplificação revela a essência da Brasilata. Somos todos responsáveis pela evolução
da empresa e a recompensa é do time, não apenas do inventor”, afirma o CEO da empresa. Pioneira na adoção
da PLR (sistema de participação nos lucros) desde 1991, quatro anos antes da obrigatoriedade legal, a Brasilata
distribui 15% do seu lucro líquido, após a dedução de IR, de forma proporcional aos salários.
A eficiência do Projeto Simplificação e o incentivo ao empreendedorismo interno têm despertado a atenção de
universidades e empresas. O case da Brasilata é analisado pelo Fórum Inovação da FGV-SP e vem atraindo o in-
teresse de diferentes instituições do país e do exterior, que promovem visitas técnicas à empresa para conhecer o
sistema e seus resultados.
Autores da milionésima ideia com o CEO Teixeira na festa de
premiação do Projeto Simplificação, realizada na Associação
Atlética Brasilata de Goiás em 18 de agosto