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PAINT & PINTURA
Dezembro 2012
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www.paintshow.com.br
Cytec anuncia contrato de venda
da divisão Coating Resins
Em 9 de outubro a Cytec assinou o contrato com a Advent International, uma das maiores e mais internacionais socie-
dades privadas de investimento, para a venda de sua divisão Coating Resins (resinas para revestimentos). “Como sócia e
proprietária de empresas, a Advent International prestará grande apoio ao crescimento e fortalecimento do negócio. Sua
confiança em nossa empresa abre as portas para melhorar ainda mais nossa posição como parceira de muitos de nossos
clientes na área de resinas especiais e requer, portanto, uma forte relação profissional com nossos fornecedores. Fechado
o negócio, o que prevemos que ocorrerá até o primeiro trimestre de 2013, planejamos criar uma empresa independente
dentro da estratégia internacional da Advent”, afirma Frank Aranzana, presidente da Cytec Coating Resins
Até a efetiva conclusão do negócio, a Cytec Coating Resins continua atuando como parte do grupo Cytec, portanto os
processos para os clientes continuam os mesmos. “Assumimos o compromisso de fazer a transição da forma mais tranquila
possível e manteremos todos os nossos clientes informados no desenrolar do processo”, garante Aranzana.
Trivisan aumenta produção em 37% e
prevê faturar R$ 60 milhões em 2013
A tradicional fabricante de latas de aço Trivisan encerra o ano com um vigor impressionante, apesar da retração do mer-
cado verificada ao longo do exercício. A empresa paranaense conseguiu voltar à zona do lucro após seis anos no vermelho.
A companhia, que atua na produção de embalagens para o setor de tintas, encerra 2012 com faturamento de R$ 42 mi-
lhões, um crescimento de cerca 20% em relação ao ano anterior. Para 2013 espera faturar R$ 60 milhões, informa Ricardo
Montenegro, diretor geral da Trivisan.
Outra grande conquista foi ter conseguido aumentar sua produção em 37% ao fabricar mais de 5 mil toneladas nesse perí-
odo. Devido à alta demanda por seus produtos, a empresa opera hoje com o menor volume de estoques de sua história, por
conta ainda do novo sistema de produção just-in-time. No próximo ano, prevê fabricar cerca de 6.600 toneladas de aço, ou
crescimento de 24% no processamento de folhas de flandres, material das embalagens. A expansão em 2012 foi suportada
por mais de 140 clientes ativos, 40 somente no Paraná.
A boa performance se deve a uma gestão mais profissionalizada, a cargo da Corporate Consulting, uma das mais ativas
consultorias empresariais do país, que assumiu a administração da companhia no final de 2011, após a indústria registrar
índices negativos desde 2006. Segundo o diretor da indústria, Ricardo Montenegro, para reverter os resultados negativos
foi necessário fazer um diagnóstico mercadológico e financeiro da empresa para depois criar um plano de ação e sair do
vermelho. “A economia brasileira não cresceu o que todo mundo esperava este ano, mas conseguimos um bom desempenho
ao fazer uma governança mais ajustada com as necessidades do mercado e procurar maior eficiência operacional”, explica.
O executivo avalia que ummodelo de gestão profissional como o da Corporate foi essencial para conseguir fazer a empresa
voltar a crescer, após anos de dívidas e prejuízos. Um dos diferenciais da consultoria é viabilizar capital de giro no mercado
para a empresa continuar o ritmo acelerado de produção.
A outra estratégia foi conquistar clientes de maior porte, principalmente no
segmento de tintas, além de continuar a fabricação de latas para vernizes,
massa automotiva e outros produtos. Um dos segredos é oferecer embalagens
customizadas, em volumes menores e commaior qualidade litográfica. Entre os
destaques da linha, estão algumas embalagens do tipo lata (18 litros), galão (3,6
litros) e 1/4 de galão (900ml), que atendem uma carteira de 144 clientes ativos.
Apesar do aumento do aço, a principal matéria-prima dos produtos da Trivisan,
Montenegro aponta que as novas estratégias vão resultar em um crescimento
estimado em 30% em 2013. “Acreditamos que o aumento de nossa participação
entre as empresas de maior porte em paralelo com as grandes contas que temos
emnossa carteira podem equilibrar as sazonalidades domercado de embalagens
de aço”, completa.
Ricardo Montenegro, diretor geral da Trivisan