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Março 2013
PAINT & PINTURA
AkzoNobel registra crescimento no
Brasil e no mundo
A subsidiária brasileira da AkzoNobel, líder global no mercado de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes
de especialidades químicas no mundo, encerrou 2012 com o resultado positivo de 4% de crescimento na receita, passando
dos 949 milhões de euros em 2011 para 987 milhões de euros no ano que se encerrou.
Globalmente, a companhia também apresentou resultados positivos, com 5% de crescimento em sua receita, impulsio-
nados pela moeda e preço favoráveis. Por sua vez, o EBITDA apresentou um incremento de 4%, chegando a 1,901 bilhão
de euros, frente aos 1,834 bilhão de euros de 2011.
Para o CEO Ton Büchner, “a AkzoNobel entregou um forte conjunto de resultados em mercados difíceis, sustentado pelo
programa de melhoria de desempenho que superou as nossas metas”.
Diante desse cenário, o Brasil firma-se como 4º maior mercado para a companhia, que possui marcas como Coral, Spar-
lack, International, Wanda, Sikkens e Eka em seu portfólio nacional e conta com 2.900 colaboradores em suas 15 fábricas
localizadas em seis estados brasileiros.
Nos últimos dois anos, a empresa anunciou investimentos de 170 milhões de euros para construir duas plantas químicas
para suprir moinhos de papel e celulose. A planta Jupiá, que irá suprir o complexo da Eldorado, em Três Lagoas (MS),
será inaugurada no dia 7 de março.
Solvay adota nova marca institucional
A Solvay anuncia sua nova marca corporativa, que ilustra a profunda transforma-
ção vivida pelo grupo. Essa nova identidade também expressa a forte ambição da
Solvay de se tornar uma referência em química sustentável, com um modelo que
reinventa os padrões da indústria química, criando soluções inovadoras em resposta
aos desafios do desenvolvimento sustentável.
A Solvay escolheu a agência Vincenti Design para criar a nova identidade visual e
apoiar a sua implementação em nível mundial. “Queríamos uma marca que inspi-
rasse a inovação, combinando experiência e modernidade. A nossa escolha recaiu
sobre essa criação, que incorpora perfeitamente a capacidade do nosso grupo de se
reinventar. Ao mesmo tempo, a emblemática letra esse e o azul mantêm um claro
vínculo com o fundador e com a história do grupo”, disse Michel Defourny, diretor mundial de comunicação da Solvay.
“A nova logomarca é fiel à história da Solvay, mas aponta para o futuro. Para garantir essa identidade, a partir da logo
existente nós definimos que vários elementos da marca conservariam o azul, o esse e a dinâmica do movimento inspirado
pela flecha e pelo oval que nós temos na elipse da nova logomarca”, explica Laurent Vincenti, CEO da Vincenti Design.
Com essa proposta a ideia é transmitir a impressão de um objeto esculpido em 3D, criando uma imagem que simboliza
o líquido e o sólido, os quais são o centro dos negócios da Solvay.
Além da logomarca, o desafio foi desenvolver uma nova assinatura única (slogan), que pudesse expressar claramente a
essência da visão do grupo. A assinatura escolhida – “Asking more from chemistry” (demandando mais da química) – re-
flete o orgulho do grupo de atuar no setor químico e resume como a Solvay criará um modelo de química sustentável: a
busca da melhoria contínua, a excelência operacional e a exigência de responsabilidade na condução de seus negócios.
“Essa assinatura reflete nosso compromisso com a superação, de ser químicos melhores e fazer mais para os nossos clien-
tes, de atuar com respeito ao meio ambiente e mobilizar nossas equipes em torno de um compromisso comum”, conclui
Michel Defourny.
Para garantir o seu caráter universal e que fosse aceita e compreendida por todos, a marca e a assinatura foram testadas
com diferentes públicos-alvo da companhia, internos e externos, em vários continentes.
No Brasil, a marca Rhodia será mantida.