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Agosto 2013
PAINT & PINTURA
Radar
Mais investimentos à vista
É fato: após a aquisição da DuPont, a Axalta (Grupo Carlyle)
confirma que terá indústria de tintas imobiliárias no Brasil.
Só resta saber se será uma nova fábrica ou a aquisição de
uma já existente para acelerar esse processo. Certamente,
será mais um grande player para o mercado de tintas
imobiliárias, que somará as competências já consagradas
da Carlyle nos setores automotivo e industrial.
À venda
Segundo relatos do mercado existem três empresas de em-
balagem à venda, sendo que duas são do setor químico. Fica
a pergunta: essa movimentação do mercado é consequência
econômica ou ajuste de mercado?
A Behr, 6ª maior fabricante de tintas decorativas da Amé-
rica do Norte, continua à procura de uma oportunidade
de aquisição de uma indústria de tintas no Brasil. A com-
panhia foi fundada por Otho Behr em 1947, e tem fatura-
mento de US$1,8 bilhão por ano. Agora é esperar para ver!
“Procura-se”
Titânio em “alta”
- Em bate-papo com um executivo do setor de dióxido de titânio ficamos sa-
bendo que os estoques de dióxido de titânio estão chegando a um equilíbrio
mundial entre a produção e a demanda. Isso está acontecendo por conta de
um aumento nas vendas de 5% a 10% e uma diminuição na produção.
- Omercado de titânio tambémapresenta umaumento contínuo nos custos de
matéria-prima, refletindo nos aumentos de custos para os produtores de tintas,
que por sua vez torcempara que essa pressão de custos diminua e se estabilize.
- No Brasil a demanda acompanha a média mundial, porém não se sabe se essa demanda foi real ou aparente. No trimestre
julho, agosto e setembro haverá ummaior aumento por conta da alíquota de importação reduzida de 12% para 2%, para uma
cota de 47 mil toneladas do produto.
Lapidando diamante
Está em pleno vapor o projeto inédito da Agnelo Editora
que se trata de um estudo completo do mercado de tintas
arquitetônicas, e que tem seu pré-lançamento agendado
para acontecer durante a Abrafati 2013. Certamente,
será um divisor de águas, com informações analíticas do
mercado de tintas do Brasil e América do Sul.
Críticas, dicas e sugestões para: redaçao@agneloeditora.com.br