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Aquisição
Paint&pintura | Dezembro 2013 | 63
Coremal anuncia compra da Pochteca do Brasil
Coma sinergia do negócio, a Coremal amplia portfólio de produtos e passa a atuar
em novos segmentos
Lucélia Monfardini
Coremal adquiriu a Pochteca do Brasil, distribuidora de
produtos químicos, que atuava no País há nove anos. A
negociação começou emmarço deste ano comumdos
sócios da Pochteca - maior distribuidora de produtos
químicos do México -, Eugênio Manzano. “Já conhecíamos a
Pochteca, inclusive a empresa veio para o Brasil por meio da
compra da Dermet, distribuidora de produtos químicos, que
tinha uma pequena unidade no Brasil. E no começo deste ano,
Manzano fez a proposta para assumirmos a operação da em-
presa noBrasil, devido aos nossos negócios teremuma grande
sinergia”, conta RomeroMaia, diretor comercial da Coremal.
Apósconhecer todaaoperação,Maiasecertificouquerealmen-
teeraumnegóciomuito interessanteparaasuaempresa, esim-
plesdeagregaràCoremal.“APochtecadoBrasil tinhaarmazéns
alfandegadoeterceirizado, eumescritóriocom17funcionários,
ou seja, uma estruturapequena.Mas nossa intençãoera encer-
rar as operações comesses armazéns para reduzir os custos, e
trazer a linha de produtos para dentro da nossa empresa, e foi
o que aconteceu algunsmeses depois, coma concretização da
compra da Pochteca do Brasil. Quanto ao quadro de funcioná-
rios, ficamos com seis profissionais das áreas de importação,
controladoria, diretoria, gerência emarketing”, explicaMaia.
Por enquanto, o nome Pochteca continuará, mas a intenção
da Coremal é mudá-lo
também. “Em 1º de julho
assumimos as operações
da empresa, e em agosto
já trouxemos a estrutura
para dentro da Coremal,
em Cotia (SP). Ainda te-
mos que usar o nome
Pochteca, mas logo será
transformado em Core-
mal”, ressaltaMaia.
Novo portfólio
Dentre toda a linha de
produtos da Pochteca,
a Coremal ficou apenas com os
produtos que tinham sinergia com
seu negócio. “Definimos três áreas
de atuação que são sinérgicas e
aproveitáveis para nossa empresa.
Uma delas é a área de gases de refri-
geração, da Mexichem, uma grande petroquímica mexicana. Com a
marcaKlea,osgasesderefrigeraçãosãoutilizadosemar-condicionado
para diversos setores, como industrial, automobilístico, comercial e
residencial, ou seja, tudo que precisa de gás para gelar. Outra linha
de produtos é a de álcool polivinílico, da Sekisui, empresa japonesa e
segunda maior fornecedora no Brasil, que é utilizado emmercados,
comopapel, recuperaçãode solos, tintae cosmético. A terceiraeúlti-
ma linha é na área alimentícia, como ácido cítrico, ácido lático, citrato
de sódio etc. Inclusive, já atuamos comesses tipos de produtos, mas
hojenãotemospraticamentenada.Agora, estamos investindonesse
setor, pois são produtos que podem ser usados emdomissanitários,
cosméticos, farma e alimentos”, revelaMaia.
Todos os produtos são importados, os produtos da Mexichem, por
exemplo,vêmdoCanadá,EstadosUnidoseTaiwan;oálcoolpolivinílico
vemdoJapãoeEstadosUnidos; jáosprodutosalimentíciossãodaEu-
ropaeChina. “Éumaoperaçãopequena,queesteanodevefaturarde
R$25milhõesaR$30milhões,masprevemosumincrementogrande,
e que deve chegar em 2014 em torno de R$ 45 milhões, ou seja, um
crescimento de 30% a 40%. Foi uma transação bem interessante para
a Coremal”, informa o diretor comercial.
Mas a empresa não irá parar por aí: Maia revelou que esse foi só o
começodeoutrasnegociaçõesqueestãoporvir. “Nossa ideiaépartir
para outras transações desse tipo, como, por exemplo, coma junção
deempresasmaiores,aquisiçõesdeoutrasempresas,poisprecisamos
sobreviver, ou até mesmo vender a Coremal para uma companhia
de grande porte. Vamos realizar a compra ou nos juntar comalguma
empresa no ano que vem; queremos complementar nosso negócio,
poisgostamosdaexperiênciacomaPochteca.Porém, complementar
nãosóemproduto,mastambémnaárealogísticaedeserviços(blends
de produto)”, revela Maia, concluindo que existem várias maneiras
de diversificar e continuar sobrevivendo no negócio de distribuição
de produtos químicos.
A
RomeroMaia, diretor comercial
da Coremal