Revista Paint & Pintura - Edição 193 - page 70

latin america and world news
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| Paint&pintura |Outubro2014
DowCorninginvesteemsoluçõesdealtodesempenhoemtintasbaseaquosa
Alegislaçãoeastendênciasdeconsumocontinuamestimulandoaprocuraportintasimobiliárias,tintasparaimpressãoerevestimentos
comtecnologiasbaseágua.A indústriadetintasseesforçaparaatenderaestademanda,eosegredodosucessoéoferecerbenefícios
dealtodesempenhosem impactarafacilidadedeusonemaumentaroscustos.
SegundoaPaint&Coatings IndustryMagazine,dominaramomercadoem2013comumaparticipaçãode52%emtermosdepesoede
40%emdólares.
Osformuladoresefabricantesestãotirandovantagemdocrescimentodessemercadocomaajudadosaditivosàbasedesilíciodamarca
DowCorning,queoferecemmúltiplosbenefícioseresolvemproblemasdeprocessamento,alémdeminimizarempossíveis impactos
negativosnaspropriedadesdastintas.
OaditivoDowCorning52 ilustraoargumento.Desenvolvidoparapersonalizarodeslizamentoeaumentararesistênciaariscoseàabra-
sãoemtintasbaseáguaparamadeira,oprodutotambémofereceresistênciaàaglomeração,aumentaalixabilidadeeproporcionauma
boasensaçãoaotoque.Alémdisso, trazessesbenefíciossem impactonacapacidadederepintura,adesãoentredemãos, resistência
àáguaoudurezasuperficialdatintaseca.
Fácilde incorporaremsistemasdebaseaquosa,oaditivoDowCorningémuitoeficazcomníveisreduzidosdeadiçãoquandoutilizado
sozinhoouemconjuntocomemulsõesdecera.Porisso,trata-sedeumasoluçãoeconômicaparaumagrandevariedadedeformulaçõesde
tintas,incluindotintasparamadeiraeindustriais,paraambientesinternoseexternos,tintasparaimpressãoevernizesdesobreimpressão.
“Trabalhamosemestreitacolaboraçãocomnossosclientesparagarantirqueentendamosmuitobemsuasnecessidadesedesafios,”disse
ChrisWall,lídermundialdosegmentoderevestimentosdaDowCorning.“Issonospossibilitaconcentrarnossaespecializaçãoemsilicones
ecapacidadesde inovaçãonasáreasquetêmamaiorrelevânciaparaeles -eomaior impactopossívelemseusucessonomercado.”
Buscapormateriais sustentáveisdeve ampliarparticipaçãoda
embalagemmetálicanomercado
Depois de amargar um período de declínio na produção industrial, superado nas últimas
décadasporprodutosdecusto inferior, comooplásticoeocartão laminado,omercadode
embalagensmetálicasvivenciaumanovaexpectativadecrescimento,aquecidopelaampliação
dademandapor produtosmanufaturadosmais sustentáveis. Aopiniãoédopresidentedo
SindicatoNacionaldaIndústriadeEstampariadeMetais(Siniem)edaInternationalPackaging
Association(IPA),AntonioCarlosTeixeiraÁlvares,tambémCEOdaBrasilata,lídernafabricação
de latasdeaçonoPaís.
Atéentãorestritanasgôndolasdossupermercadosasetorescomoodebebidas,emquehá
supremacianousode latasparaasseguraraqualidadedoproduto,aembalagemmetálicavinhasofrendo forteconcorrênciaem
funçãodefatorescomoocustosuperiordotransporte, responsávelporencareceropreçodasunidades.Masessa lógicatendea
se inverter,emrazãodosbenefíciosassociadosaomeioambiente,acreditaTeixeira.
“Acondiçãodometalcomomaterialpermanenteestásetornandoumavantagemcompetitivaquepossibilitanãosórecuperação
comoaexpansãodomarketsharedasembalagensmetálicas”,afirmaoCEOdaBrasilata.
Alémdepropiciarmaiorproteçãoaoprodutomanufaturado,aembalagemde lataatendeaosprincipaispreceitosdesustentabili-
dade.“Osmetaissão infinitamenterecicláveis,aopassoqueareciclagemdoplásticoedocartão laminadoémuitomaisdifícil,esó
épossívelcomadegradaçãodomaterialoriginal,noprocessoconhecidocomodowncycling”,explicaoexecutivo.
CriadoporAndersLinde, secretário-geral daMetalPackagingEurope (MPE),oconceitodematerialpermanentese fundamenta
nofatodequeometal,alémderenovável,éumelementoquímicoquepermaneceparasemprenoplaneta.“Eserpermanenteé
muitomaisamigávelànaturezadoqueserapenasrenovável”,concluiTeixeira.
EssaapostanumfuturomaissustentávelestimulouosfabricanteslocaisdelatasmetálicasainvestirnacriaçãodaAssociaçãoProlata
Reciclagem, voltadaparao reaproveitamentodos recipientesdeaçoapósoconsumo.DeacordocomTeixeira, aentidadevem
obtendoresultadossignificativos,ejáregistraosprimeiroscasosdesubstituiçãodeoutrasembalagensdomercadoporlatasdeaço.
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