Revista Paint & Pintura - Edição 194 - page 52

Indústria em Destaque
50
| Paint&pintura |Novembro2014
gre,colorido,comcoresvivasequeremeteadiversassensações.Atipografia
émodernaeformaumafortepersonalidade.Jáosímboloemsirepresentaa
uniãoea intersecçãode infinitaspossibilidades.“AmarcaUniversoTintas,a
partirdeagora,passaa imagemdeumaempresa jovem,ativa, convidativa,
moderna,dinâmicaedealtaqualidade”,destacaMartinho.
A empresa também tem uma segunda opção de logo, que traz o dizer
“surprenda-se!”,paraqueoconsumidorseidentifiqueepossarealizarsonhos
comalegriaesatisfação.
Estratégiasdecrescimento
Apesardetersidoumanodifícil,aUniversoTintasestámantendoomesmo
níveldecrescimentodoanopassado,noqual fechoucom2%,segundoMar-
tinho.“Porém,esteanovamoscrescermais,até julhomantemosomesmo
nível,mas agostoe setembro forammelhores. Acreditoqueatéofinal do
anocresceremosde5%a6%.”
Commaisde70anosdeexperiência,aempresapossuiumlegadomuitoforte,
afirmaMachado.“Temosdiferencial.Nósfazemospartedeumnegócioque
temum legadomuitoforte,trabalhamosdentrodeumsistemaquenãotem
comodarerrado.AUniversotemumahistórianomercado,emuitacredibi-
lidadecomnossosclientes, poiseles sabemque serãoatendidos imediata-
mente, eessanossa rapidez faz todaadiferençanomercado.Atualmente,
estamostrabalhandomais forteno interiordeSãoPaulo,onde retornamos
paraalgumas regiõesonde játínhamosumahistória.”
Com atuação em 20 estados, a Universo comemora sua volta a algumas
regiões, nas quais paroude vender por dificuldades de logística. “Como a
Universo já esteve presente no Brasil inteiro, a sua história émuito forte
pelaatitudecorretaquesempreteve.Voltamosparaalgunsdesses lugares,
como,porexemplo,suldeMinas,ondeanteriormenteatuávamoscommuita
transparência,porémnãotínhamos logísticaparaatender,mashojetemos”,
explicaMachado.
Jáodiretor-presidentecontaqueaempresafoiaprimeiraachegaremregi-
ões, comoPortoVelho (RO),RioBranco (AC)eCruzeirodoSul (RS). “Éum
orgulho chegarmos nesses lugares. Temos clientes hámais de40anos no
nortedoParaná.Alémdisso,estamosexportandoparapaísesdaAméricado
Sul (Bolívia, Paraguai,Uruguai, Suriname);África (Nigéria,GanaeJordânia)
e,embreve,estaremosnoLíbano.”
História
AUniversoTintascomeçousuasatividadeem1940,quandoseufun-
dador,oengenheiroquímicoDotschoTicholoff,fundouumapequena
fábricadetintasàbasedeáguae,posteriormente,deoutrosprodutos
químicos.Empoucosanosdeatuaçãoobtevebomretornoehouve
aoportunidadedeampliarosnegócios. Em 14deoutubrode 1943,
associou-seàempresaIrmãosMedeiros.Em1953,aempresamudou
onomepara IndústriasQuímicasUniverso.
Nadécadade1970,afábricafoiparaacidade
deDiadema (SP) e até hoje está nomesmo
local. Suas instalações têm laboratório para
pesquisa, desenvolvimento de produtos e
controledequalidade, ocupando 110metros
deáreaútil.AUniversoTintaspossuitambém
três novos tanques depreparaçãode tintas
à base de água, com capacidade de 120mil
litros/dia. Dessa forma, a capacidadedepro-
dução, somente para esse tipo de produto,
amigodomeioambiente, chegaa5milhões
de litros/mês.
Desde a fundação até os dias atuais, aUni-
versoéumaempresafamiliar,nãoapenasna
fundação,masemdiversosníveisdeescalões,
ondetrabalharamváriasgerações,comoavó,
filhoeneto.Alémdisso,90%doscolaborado-
resda fábricamoramnasredondezas.
AryMachado, diretor comercial daUniverso
Tintas
1...,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51 53,54,55,56,57,58,59,60,61,62,...78
Powered by FlippingBook