Revista Paint & Pintura - Edição 200 - page 53

P
romissorecomcrescimentoconsiderável
nosúltimosanos,omercadodemonôme-
ros vem apresentando tecnologiasmais
avançadaseque seenquadramemuma
das tendênciasmais importantes nomundo,
com alternativas menos agressivas aomeio
ambiente,equeproporcionamàformulaçãode
tintasummelhordesempenhoe rendimento.
Estetambéméummercadoqueaindaapresen-
ta grandepotencial de crescimento em vários
setores. “Omercado brasileiro tem grande
potencial para monômeros, principalmente
em função da evolução técnica e econômica
dos segmentos da construção e de tintas. Ao
longodosanos,estemercadovemregistrando
crescimento, mesmo em períodos demenor
atividadeeconômica, acompanhando, claro, as
tendênciasdediferentessegmentos.Paraesteano,nãopodemosdesprezararetra-
çãoeconômicapelaqualopaíspassa,masacreditamosemcrescimento,mesmoem
índices relativamentebaixos”, destacaCamilaPecerini, chefedeproduto - América
Latina -daárea InorganicMaterialsdaEvonik
SegundoRafael deMoraesSantos, gerente técnicoedenovosnegóciosdaSearch
Química, omercadodemonômeros acrilados temapresentadograndes evoluções
nosúltimoscincoanos.“Ovolumedosprodutoscresceu,masomais importantefoia
maturidadeadquiridadentrodomercadobrasileiroparaesta linhademonômeros,o
que impulsionouseucrescimentoeconsolidaçãonomercado.Osmonômerosacrílicos
tambémapresentaramumaumentoemsuademandanomercadobrasileiroseguindo
ossucessivosresultadospositivosdaeconomiabrasileiracomoumtodo.Osresultados
negativos foramsomenteobservadosnoúltimoanoedemaneirabemmais intenso
esteano,seguindoacrisegeneralizadadomercadobrasileiro.Atendênciaparaose-
gundosemestrede2015éumaumentonoconsumoquandocomparadoaoprimeiro
semestre,masmesmoassimosresultadosserãonegativosfrenteaosúltimosanos.”
Nocenáriootimista,Santosesperarecuperarasgrandesperdasnoprimeirosemestre
epelomenosmanterosresultadosde2014,osquais jánão forammuitobons frente
aosoutrosanos.“A realidadedomercadobrasileiroéamesmaparatodosos forne-
cedoresepara todososprodutos.Omercadobrasileirodemonstrouemnúmeroso
complicadomomentoqueestamospassandoeoquantoacriseestánosafetando.
Diantedas condições atuais, aSearchQuímicaacreditaque resultados similaresou
próximosa2014 jáserãomotivosparacomemoração.”
OmercadodemonômerosbásicosnoBrasil(acrílicosevinílicos)poderiatercrescido,
masocrescenteprotecionismoeasaçõesantidumpingtêmsemostradoumobstáculo
aessedesenvolvimento,deacordocomVictorLuisMalufAmarilla,diretor técnicoe
demarketingdaKalium.“Oencarecimentodastintasnãoéacompanhadopelocres-
cimentoda rendadapopulação.Nesteperíododebaixocrescimentoeconômico, a
ValterMilani, gerentedo
departamentodevendas -
PetroquímicosdaBASF
C
M
Y
CM
MY
CY
CMY
K
1...,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52 54,55,56,57,58,59,60,61,62,63,...92
Powered by FlippingBook