Revista Paint & Pintura - Edição 203 - page 27

perfil. Éumaempresadeespecialidadesquímicaseanossa razãodeseré justamente
trazere investiremtecnologiasquefacilitemavidadaspessoas,equeessastecnologias
sejamacessíveis.
OmomentoatualdoBrasiléumpouco instável,masaindaassiméumaquestãomuito
passageira. Para uma empresa, como a Lubrizol, que está no país desde 1947, com
produçãodesde 1980, já vimos diversas instabilidades, e tratamos de trabalhar com
isso,poissabemosqueéumasituaçãopassageira.Naverdade,aLubrizolenxergaque
omercadobrasileiro temmuitopotencial.
Omercado consumidor brasileiro tem suas características próprias, é ummercado
bastantediverso,temosáreascommaisexigênciasemtecnologias,eoutrasqueestão
consumindotecnologiapelaprimeiravez.Por isso,aLubrizoltemqueajudarosfabrican-
tesaviabilizaressastecnologiasetorná-lasacessíveisatodoomercadoconsumidor,e
assimrealmenteparticipardocrescimentodoBrasil, independentementedomomento
econômico, queàs vezesestáumpoucomelhor oupior.Maspercebemos, anoapós
ano, queoBrasil estáseposicionandocadavezmelhor, eaceitandomais tecnologias
enovidadesparaosetor,nãosóde recobrimentos,masdeconsumoemgeral.
REVISTAPAINT&PINTURA:QUALA IMPORTÂNCIADOMERCADOBRASILEIRO
PARAOSNEGÓCIOSDALUBRIZOL?
LUISCARTHERYJUNIOR:
ValeressaltarqueaLubrizolestápresentecommanufatura
em 17 países, mas temos vendas emmais de 100 países. É uma empresa global e
mantémescritóriose laboratóriosdeaplicaçõesedesenvolvimentosemváriospaíses.
OBrasil émuito importanteparanossaempresa, sejapelasuapopulaçãooupeloseu
mercado consumidor. Éumadasdezmaioreseconomiasdomundoeéummercado
queestáevoluindo cada vezmais no seuperfil de consumo. Por isso, éummercado
importante para a Lubrizol. Atualmente, as vendas da empresa na América Latina
correspondem amenos de 10%do total, e temos planos de ter umaparticipaçãoem
vendascadavezmaior,eoBrasiléumapeça-chavenessecrescimento.Nossapresença
emmanufaturanoBrasil desde 1980eomais recente investimentoprovamoquanto
oBrasil é importanteparaaLubrizol.
REVISTAPAINT&PINTURA:QUALÉAPARTICIPAÇÃODALUBRIZOLNOMERCADO
DE TINTAS NO BRASIL? EXISTE ALGUMA ESTRATÉGIA DA EMPRESA PARA
AUMENTARESSAPARTICIPAÇÃO?
LUISCARTHERYJUNIOR:
Édifícilmedirempercentualaparticipação,porqueatuamos
em diversos setores dentro da área de coatings, como aditivos, modificadores de
superfíciese resinas,maséumaáreaemqueaLubrizol estáexpandindoseunegócio.
Entendemos que nossa participação relativa ainda é pequena em vista dopotencial
que temosparaentregar.
Nossaestratégiaestá ligadaemestarmosmaispróximos,nãosócommanufatura,mas
também com laboratório de aplicações, para compreender as necessidades locais e
trazer oudesenvolver produtosparaatendê-las. Apresença local dáessavelocidade
paraaLubrizol.Queremosteressecontatomaisdiretocomomercadoconsumidor,pois
percebemosquemesmoosclientesglobaistêmportfóliosespecíficosparaosmercados
1...,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26 28,29,30,31,32,33,34,35,36,37,...78
Powered by FlippingBook