Revista Paint & Pintura - Edição 232

ARTIGO um ambiente mais competitivo (inclusive com novas fábricas e facilitaçãoda importação), estãosofisticandoseus lançamentos, com modelos variados e multiplicidade de oferta de cores. A predominância dos tons de prata, preto e branco continua, mas com muitas variações e praticamente sem repetição de cores específicas por mais de dois anos. Essa multiplicidade da oferta de cores, com incidência cres- cente de metálicos e perolizados, está favorecendo a volta da utilização de máquinas de mistura nos pontos de venda e consumo, uma vez que ficará impossível se trabalhar com centenas de cores prontas na cadeia de distribuição de tintas. Projeta-se que em cinco anos, o uso de cores misturadas fora das fábricas passará a ser próximo de 60%, invertendo a situa- ção atual. E ao final da década de 20, o nível ultrapassará 80% (mantida a situação competitiva entre as montadoras de au- tomóveis e com a entrada crescente de veículos importados). O desafio das indústrias de tintas está em acompanhar a evolução deste grande número de cores, com pigmentação sofisticada e variável. Na ponta do consumo de tintas de reparação (nas oficinas), a volta do uso mais intenso de cores misturadas em máquina, com maiores recursos digitais, irá favorecer a melhoria dos processos, a redução de desperdícios, redução de emissões de vapores e partículas, com benefícios amplos ao usuário e ao meio ambiente. SERVIÇOS MAIS COMPETITIVOS A próxima década presenciará um cenário competitivo modificado, e veremos uma reversão da tendência dos últimos anos: algumas empresas retomarão o cresci- mento mais rapidamente por abreviarem os caminhos para serviços mais rápidos, produtivos e tecnologias mais avançadas. A tecnologia da disponibilização e precisão das cores, combinada com reparos rápidos a custos adequados, serão os fatores da reversão ou até de um avanço evolu- tivo. As tecnologias serão mais competitivas e robustas, portanto, a velocidade das mudanças com o foco apro- priado à frota fará a diferença. A cadeia de suprimentos em um país de dimensões continentais estará focada na entrega rápida por meio de cobertura geográfica por onde a frota se expanda, apoio técnico para soluções de problemas e desenvolvimento de mão obra por meio de treinamento contínuo. As empresas se movimentarão nesta direção através de acordos tecnológicos e alianças estratégicas na área de inteligência de cor para servir as frotas com perfil muito mais globalizado do que nos dias de hoje. Os negócios de repintura automotiva gerarão negó- cios de dimensões transnacionais com oportunidades na América do Sul.

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