Revista Paint & Pintura - Edição 234

EMBALAGENS METÁLICAS uso conveniente, intuitivo e simples; informação discernível; design gráfico e estrutural; utilização equitativa, ou seja, a embalagem deverá ser utilizada por pessoas com diferentes capacidades.” O Brasil está sempre na vanguarda de desenvolvimento de novas embalagens, segundo Valério Prado, marketing da Brasilata. “Acreditamos que a tendência do mercado está voltada para formas mais personalizadas. Trabalhamos em pequenosmercados, pormeiodedesign e tamanhos variados.” DESAFIOS DO SETOR DE EMBALAGENS METÁLICAS O mercado de embalagens metálicas vem enfrentando alguns desafios, sendo hoje o maior deles a entrada de embalagens plásticas no setor, conta Prado, da Brasilata. “Nossa principal metodologia de combate é por meio da qualidade e sustentabilidade da emba- lagem metálica.” Adriano Marson, diretor comercial da CMP, tambémafirma que este é umdos maiores dilemas da sociedade. “Trata-se do uso indiscriminado de embalagens plásticas. Como resolver este problema? A cadeia do aço tem a solução já imple- mentada, temos hoje o projeto Prolata que atende diversas cooperativas de reciclagemonde destinamos as embala- gens pós-consumo, para reciclagemnas usinas, como, por exemplo, a Gerdau. Poucos sabem, mas uma embalagem em aço pode voltar a ser a mesma em- balagem em aço sem perder nenhuma característica, qualidade esta que não está presente nas embalagens plásticas, ou seja, cada processo de reciclagem do plástico perde- -se características, assim existe a necessidade de consumo de mais e mais material virgem. No aço é diferente, uma roda de caminhão pode voltar a ser uma roda de ca- minhão ou mesmo se tornar uma lata 18 litros de tinta e vice-versa.” Marson explica ainda que já per- cebeu muitas empresas atentas a esta tendência ou mesmo pre- ocupadas com a necessidade de preservação do meio ambiente, optando por embalagens mais ecológicas. “Neste quesito, o aço dispara na frente. Esta tendência esta partindo da consciência dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a pre- servação do meio em que vivem. Nota-se que, nos últimos anos, existe uma divulgação em massa nos meios de comunicação sobre os males que o plástico causa ao meio ambiente, e segundo pesqui- Vicente Lozargo Filho, presidente da Cerviflan

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=