Revista Paint & Pintura - Edição 239

ARTIGO veículos novos retomou umcrescimentomais acentuado após anos de volumes reduzidos. Para o próximo ano, a venda de veículos novos, leves e pesados continuará emumcrescimento acelerado devido ainda a demanda reprimida, mas também com a retomada nos investimentos. Já omercado de tintas industriais, que soma vários segmentos muito importantes, tem seu crescimento retomado desde 2017, conforme nosso artigo publicado em novembro 2018 nesta revista. Um fator que influenciou o segmento de au- topeças foi o próprio aumento de produção de automóveis novos e o contínuo crescimento do mercado de reposição. Já o segmento de veículos especiais - máquinas agrícolas, ônibus, veículos de construção, etc.-, já foi beneficiado pelos fatores diretos óbvios e a expectativa que, pelos mesmos motivos, continuem a ter um crescimento estruturado. O segmento de tintas demanutenção emarítima será afetado pela retomada de manutenções, reformas e investimentos adiados nos últimos anos, além do impacto da retomada dos investimentos na área do petróleo/petroquímica. Os segmentos de tintas para madeira, embalagens, indústria geral e tintas em pó, serão muito beneficiados em graus diferentes, pelas retomadas de investimentos, aumento de consumo em geral gerado primariamente pela redução do desemprego e fortalecimento da classe média. Quando se considera os vários segmentos e subsegmentos do mercado de tintas comseus fatores específicos, umcrescimen- to de 3,7% no mercado de tintas para 2019 não parece ser oti- mista. Todavia, o patamar de volumes poderá ser modificado ainda no primeiro trimestre de 2019. A tabela resume os volu- mes de tintas a serem fornecidos pela indústria ao mercado. A PRODUTIVIDADE E A INOVAÇÃO Para todos os segmentos, os novos patamares de volume da retomada irão requerer, não somente a resposta à demanda pela ocupação da capacidade, mas tambémuma revisão dos programas de produtividade. A indústria de tintas no Brasil neste período reces- sivo e em toda extensão da cadeia teve que se preparar para as novas demandas do consumidor final tra- zendo soluções e competitividade. As inovações dos canais de distribui- ções e novas tecnologias deverão garantir osmercados domésticos e o posicionamento em mercados externos, onde competiremos em patamares mais globalizados. Por outro lado, a retomada do mer- cado nas dimensões domercado brasileiro, não deixa de ser umatrativo para novos entrantes mais competitivos. 2017 2018 (E) 2019 (P) 2018/2017 2019/2018 MML MML MML % % IMOBILIÁRIA 1277 1291 1331 1,1% 3,2% REPINTURA 83 86 90,4 3,6% 4,6% AUTO OEM 39 44 48,3 12,5% 10,0% INDÚSTRIA 284 295 311 4,0% 5,1% TOTAL 1683 1717 1781 2,0% 3,7%

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