Revista Paint & Pintura - Edição 243

SÍLICAS Matéria-prima muito importante para o mercado de revestimen- tos, a sílica é utilizada para trazer características específicas para as tintas e vernizes, como, por exemplo, efeito fosco, proteção anticorrosiva, resistência à abrasão e àmanchas, entre outras. “Para omercado de tintas deco- rativas uma das principais características solicitadas pelo mercado são produtos que ajudem na resistência das tintas, como aumentar a resistência à abra- são, manchas e polimento das tintas; além de serem eficientes e de baixo impacto na densidade das tintas. Para o mercado de verniz, uma das maiores solicitações, são materiais com alta eficiência fosqueante, transparência, resistência à riscos e química. Hoje, no nosso portfólio temos produtos para atender todas essas necessidades dos nossos clientes”, informa André Villani, gerente regional de vendas - Cone Sul para América Latina da Grace. A demanda de sílicas tem aumentado consideravelmente, nos últimos anos, no mercado brasileiro, pois conferem propriedades importantes às tintas que outros minérios não promovem, desde aspectosmorfológicos e físico-químicos, especialmente, nas perlitas e diatomi- tas, ressalta Alexandre Lucato, gerente técnico R&D e inovação - Performance Mineral da Imerys. “Importantes entre- gas na performance são observadas, tais como, rendimento, aumento de resistência mecânica e fosqueamento. Além disso, geralmente as sílicas são consideradas para correção de brilho angular (sheen 85º), suavidade ao toque em películas de aplicação industrial ou ainda para conferir alguma resistência mecânica.” O SETOR Devido às suas propriedades químicas, a sílica coloidal promove excelentes resul- tados emaplicações premiumde tintas, vernizes e coatings de alta performance, destaca Rafael Evangelista da Silva, coordenador de vendas da Nouryon. “No Brasil, este mercado é ainda inci- piente quando comparado ao europeu e figurado pelos grandes produtores. Considerando o atual momento econô- mico do país, a maioria dos produtores tem postergado desenvolvimentos de matérias-primas de maior valor agrega- do. Para que haja uma disseminação da tecnologia de sílica coloidal é necessário N Alexandre Carmello, gerente de marketing e serviços técnicos da Cabot

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