Revista Paint & Pintura - Edição 247

PIGMENTOS ESPECIAIS A Colornet também tem investido pesa- do na área de serviços, segundoRaicher. “Reestruturamos a área técnico comer- cial, nosso laboratório em Mauá (SP) e balanceamos os estoques.” MERCADO E SUAS EXPECTATIVAS Os pigmentos metálicos e de efeito passam pelas mesmas dificuldades que toda a cadeia de tintas vem passando no Brasil, ou seja, um mercado retraído e imprevisível, comalguns picos esporá- dicos, afirma Labecca Filho, da Aldoro. “Também se observa uma expectativa positiva pelo segundo semestre que historicamente émelhor que o primeiro. Devido a esta dificuldade econômica que o país está enfrentando, a busca por produtos mais econômicos é cada vez mais frequente pelos clientes, porém buscando-se manter os requisitos téc- nicos básicos para obtenção dos efeitos metálicos estabelecidos pelo mercado. Neste quesito, a Aldoro, como único fabricante de pigmentos metálicos no Brasil, pode oferecer um pacote de vantagens diferenciado, como produtos com reconhecido nível de qualidade, consistência entre lotes e com preços em Reais num cenário de instabilidade do câmbio.” O gerente comercial da Aldoro ainda alerta que, infelizmente, por enquanto o Brasil é um país que não oferece visibili- dade para planejamentode longoprazo, mas a Aldoro tem investido e trabalhado no sentido de qualificar-se em termos de processos, produtos e assistência técnico-comercial. “Temos expectativa de recuperação da economia brasileira e estaremos prontos a atender uma retomada de demanda, mas, aomesmo tempo, estamos atentos as oportuni- dades no mercado internacional que tem possibilitado a diversificação de negócios, compensado as perdas do mercado brasileiro e crescimento em níveis modestos.” Para Raicher, da Colornet, não há dú- vida, que a recessão, principalmente o encolhimento da produção industrial temafetado todoomercadode pigmen- tos. “Esperamos que com as reformas econômicas, teremos uma retomada no segundo semestre e que pelo menos repita o desempenho do ano passado, sendo bem realista. Porémde 2020 para frente, daí sim, seja o começo de uma curva crescente da produção industrial.” Na Colortrade, não se fala em recessão, mas simem trabalho, segundo Bartholi. “Nossa empresa temapenas cinco anos e já se destaca no setor de distribuição, em especial, nos pigmentos de efeito. Crescemos 20% ano passado e esse ano prevermos 25% em faturamento/volu- me. A crise está aí, uma oportunidade muito boa para quem trabalhar bem e tiver a persistência em colher os frutos que logo virão. Afinal, o país não ficará eternamente emcrise e nessemomento de recuperação econômica a Colortrade estará, como já está, pronta para aten- der as demandas do mercado.” Para Veloso, da Merck, agilidade em um ambiente de mercado mais difícil é o ponto chave. “Defendendo nossa posição de liderança, com foco na ino- vação, qualidade, confiabilidade e nos principais clientes. Essa é a estratégia da Merck para os próximos anos. Vale ressaltar que desenvolvemos materiais de tendências de diversas aplicações para nossos clientes, colocamos sempre à disposição nossas equipes de vendas e suporte, visando estar sempre prepara- dos para atender a qualquer demanda.” O mercado de pigmentos de efeitos especiais émuito importante para a Sun Chemical e tem visto um crescimento estável, segundo Venturini. “Nossa em- presa vê a demanda de pigmentos de efeitos especiais no Brasil em todos os setores do mercado de revestimentos, especialmente, nos segmentos indus- trial e de tintas em pó. O aumento da exigência para estabilidade e funciona- lidade do ponto de vista dos mercados de arquitetura emateriais de construção estão proporcionando um bom poten- cial de crescimento, especialmente para a os pigmentos em pó. Continuaremos investindo e mantendo nossa filosofia de inovação para efeitos especiais re- gional e globalmente.”

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