Revista Paint & Pintura - Edição 254

EMULSÕES para a melhoria constante de proprie- dades. Espera-se um futuro promissor para este mercado, pois a reação em cadeia apresentada pelo aumento da construção impacta na produção de tintas que também impacta no aumento das emulsões.” O cenário para o mercado de emulsões tem demonstrado retomada e cresci- mento gradativo, atrelado à necessida- de de produtos comalto valor agregado e diferenciais para o cliente final. “Mas, sabemos que os desafios para 2020 são muitos, como continuar recuperando a confiança do cliente, a oscilação cambial impactada por diversos fatores político- -econômicos e a pandemia do Covid-19. Também não podemos deixar de res- saltar que a Abrafati 2019 aqueceu o mercado para este ano coma infinidade de inovações apresentadas para o setor, além dos Fóruns Paint & Pintura que levamo cliente a pensar em inovações e produtos de alta performance”, declara Sérgio Santos, coordenador técnico ACES da Brenntag. Santos ainda informa que apesar das dificuldades enfrentadas em meados de fevereiro emarço, coma emergência no país, a expectativa é de crescimento, porém, com velocidade reduzida. “Pro- VISÃO DOS DISTRIBUIDORES jetos interrompidos como o ‘Minha Casa MinhaVida’ devemcontinuar estagnados devido às novas mudanças e prioridades de gastos do governo com a pandemia do Covid-19, renovação de frotas es- peciais e reformas gerais também não devemacontecer. Para 2020 a estimativa é de crescimento próximo ao PIB.” Viviane Gandelman, vice-presidente da Dinaco, também afirma que o mercado de emulsões, assim como omercado de tintas, apresenta constante evolução e vem crescendo, nos últimos anos, tanto em volume quanto emqualidade. “Os grandes desafios são justamente combinar as exigências de maior de- sempenho que o mercado solicita com matérias-primas de alta qualidade que sejam economicamente competitivas. Com a construção civil mais aquecida, nos últimos anos, o mercado de emul- sões tende a apresentar crescimento, visto que as tintas de alvenaria em sua maioria utilizam aditivos emulsionados Thaís Matsumoto, assistente de inteligência de marketing ACES da Brenntag

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=