Revista Paint & Pintura - Edição 257

SURFACTANTES Leonardo Cerqueira Lima, especialista em desenvolvimento de marketing da Merck, afirma que por se tratar de matéria-prima industrial, esse período de paralisia da indústria e do consumo de maneira geral afetou diretamente o setor de surfactantes. Porém a rápida recuperação do mercado de tintas vem ajudando bastante no desenvolvimen- to positivo do setor no Brasil. “Não esperamos rupturas no fornecimento do nosso portfólio. A Merck priorizou o trabalho de planejamento produtivo e da cadeia de suprimento para que nossos clientes tenham tranquilidade quanto a disponibilidade de toda nossa linha de produtos. Isso definitivamente não é umproblema. Quanto aos preços, não observamos no mercado nenhuma instabilidade ou direcionamento de efei- to nos preços dessas matérias-primas. Vale ressaltar que já estamos no período de recuperação e acreditamos que ainda em 2021 a estabilidade seja retomada e Braidott ainda afirma que coma reaber- tura gradual, as demandas certamente estão voltando a crescer. “A necessida- de do teletrabalho trouxe tambémuma atenção maior às nossas casas, o que pode gerar um desejo de renovação e consequente maior consumo de tintas decorativas. Em tintas decorativas ain- da vemos foco no custo-benefício com redução do custo final de formulação. Em linha com essa demanda, promo- conseguiremos continuar o crescimento que vinha ocorrendo nos últimos anos. A utilização de surfactantes está conso- lidada no Brasil e tende a crescer com o desenvolvimento tecnológico do setor. A Merck faz parte dessa história com muito orgulho e comprometimento.” ParaMarlon Braidott, consultor técnico de aditivos da BASF para a América do Sul, inicialmente a principal dificuldade enfrentada foi a de diminuição de de- manda devido a fechamento total ou parcial de alguns fabricantes de tintas. “Com a evolução da pandemia e início de reabertura de atividades industriais percebemos uma retomada de volumes, especialmente nesse segundo semestre. A pandemia trouxe desafios diferentes com respeito à saúde de todos, inclusi- ve das pessoas envolvidas na cadeia de valor de tintas e vernizes. Tivemos que repensar amaneiradeproduzirmatérias- -primas e tintas e de como atender e nos conectar virtualmente com clientes.” Marlon Braidott, consultor técnico de Aditivos da BASF para a América do Sul

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=