Revista Paint & Pintura - Edição 260

PIGMENTOS ORGÂNICOS Muito utilizados nos diversos segmen- tos de tintas, os pigmentos orgânicos se destacam, principalmente, devido suas propriedades e diversidade de cores. Alguns segmentos de tintas reduzirama utilização de pigmentos inorgânicos por restrições aos metais pesados e passa- rama utilizar produtos orgânicos, o que fez comque a demanda por esse tipo de pigmento crescesse. “Hoje, a principal exigência do mercado de tintas é que os produtos possuam reprodutibilidade de cor, atenda as características quími- cas e físicas ao qual se propõe, sejam fáceis de manusear e trabalhar, fácil de processar e de dispersar, além de estar em conformidade com requisitos legais e ambientais aos quais o produto será aplicado”, destaca Fernando Rosa, gerente técnico da Aromat. Atualmente, as principais exigências para os pigmentos orgânicos são: manu- tenção de qualidade, reprodutibilidade de cor, facilidade de incorporação ao sistema ao qual está sendo aplicado, atenda as características químicas e físicas ao qual se propõe, sejam fáceis de manusear e trabalhar, além de estar em conformidade com requisitos legais e ambientais aos quais o produto será aplicado, divulga Fernando Rosa. “O mercado de tintas busca por inovações e ofertas de cores a todo o momento, logo a oferta de cores é um requisito importante. Quanto a performance dos produtos, os principais requisitos são poder de tingimento, tanto que os pig- mentos orgânicos possuemumpoder de tingimento elevado e são superiores a grandemaioria dos pigmentos inorgâni- cos. Com isso, a tendência é utilizar uma baixa concentração de pigmento para se obter cores intensas e vivas. Além disso, existe uma grande variedade de tipos de pigmentos orgânicos, com isso, um vasto leque de cores. Os pigmentos orgânicos também sãomuito bons para formular cores intensas e vivas.” O consumo de pigmentos orgânicos de alta opacidade também vem ganhando relevância no mercado de tintas, como alternativa aos pigmentos à base de me- tais pesados, revela Thais Alves, gerente demarketing América Latina Clariant BU

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=