Revista Paint & Pintura - Edição 263

ARTIGO O ACESSO À TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE Como comentamos em nossos fóruns e por meio de artigos recentes, um dos desafios da indústria de tintas e da indústria de materiais para tintas está na redução do tempo para de- senvolvimento de tecnologias e processos, utilizando-se das plataformas digitais de busca matérias-primas e otimização de formulação não somente intercompany, como também conectados a fornecedores e clientes. A aceleração da transformação digital pós-pandemia em di- versos processos pode ser o fator diferenciador na retomada entre as empresas que sobreviveremà retomada. Na América do Sul o excedente de capacidade na indústria de tintas em geral é uma forte barreira aos investimentos estruturais. Mas as empresas já se preparam seletivamente para nova geração de equipamentos, com processos de alto giro suportados digitalmente. A tendência para mercados emergentes é o estabe- lecimento de alianças com detentores do know-how, fornecedores e clientes, parceiros para redução dos tempos de validação para se estabelecer emmercado. O IMPACTO NO CENÁRIO COMPETITIVO DE TINTAS A América do Sul em tintas poderá estar focada nas alianças e aquisições como processomotor para trazer o valor agregado e produtividade. A atratividade por país vai determinar a prioridade dos investimentos e nós veremos na contrapartida mais mercados comuns entre os países preservandomarcas regionais com fabricações inte- gradas de produtos acabados e intermediários. A distribuição de produtos acabados e insumos seguem a mesma rota com racionalização logística. As tecnologias do produto tinta serão cada vezmais globais e integradas nas formulações, processos e matérias-primas, como montadoras de fórmulas. A projeção e percepção são de que as empresas chamadas historicamente de globais, presentes na América do Sul, tenderão a rever as suas posições, equilibrando presenças na costa Pacífico versus Atlântico. A presença de novos entrantes e expansão das multinacionais latinos americanos (as chama- das multilatinas) serão crescentes, com foco nos segmentos e nichos de maior valor agregado. Além da oportunidade de consolidações geográficas.

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