Revista Paint & Pintura - Edição 263

ARTIGO 60 | PAINT&PINTURA Quando você olha para um carro na rua, uma das primeiras coisas que te chamam a atenção seguramente é a cor, certo? Muitos pensam que essa cor é um resultado da aplicação de uma tinta básica aplicada à lataria, não é mesmo? Nada disso! Na verdade, tem muita tecnologia embutida ali, e eu gostaria de te convidar para dedicar cinco minutos de seu tempo e entender um pouco mais sobre as tecnologias aplicadas nos processos de pintura de veículos. Primeiramente, é importante saber que, além da beleza exte- rior, a pintura precisa garantir várias propriedades ao veículo, como, por exemplo, a resistência física contra batidas de pedras, chuva de granizo ou mesmo contra a radiação ultra- violeta - a cor não pode desbotar com a exposição ao sol ao longo dos anos. Tudo isso sem contar que, normalmente, são aplicadas quatro camadas sobrepostas de pintura que, juntas, não podem ter uma espessuramaior do que umdécimo demilímetro, ou seja, mais finas do que um fio de cabelo! MUITO ALÉM DA COR: AS TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES PRESENTES NA SUPERFÍCIE DO SEU CARRO POR MARCOS FERNANDES, DIRETOR DE TINTAS AUTOMOTIVAS DA BASF Para garantir tudo isso, a BASF oferece tecnologias e soluções inovadoras, sempre em busca de alternativas que sejam ami- gáveis ao meio ambiente. Um exemplo disso é a tecnologia de e-coat (ou KTL), a primeira camada aplicada após o pré- -tratamento da carroceria e que dá a proteção contra oxidação do veículo. A tecnologia de e-coat à base de água CathoGuard da BASF temum alto poder de penetração nas partes internas da carroceria, o que possibilita uma proteção completa utili- zando até 20% menos tinta do que outro material tradicional. Alémdisso, promove uma economia de água no processo que pode chegar a um total de 180 a 400 litros por carro produzido, dependendo da estrutura de produção de cada empresa. O primer, camada seguinte, tem uma função importante de proteger a carroceria contra batidas de pedra e uniformizar a superfície para receber as próximas camadas. Nosso portfólio inclui primers à base de solvente e à base de água. A próxima camada é a base, onde está a cor que garante a personalidade do veículo. A qualidade dessa camada é garan- tida por uma ampla gama de pigmentos e elementos de efeito especial, como alumínios, efeitos perolados e outros. São incrí- veis os efeitos que se consegue fazer com essa tecnologia, e isso faz toda a diferença no acabamento do veículo. A última etapa, mas também muito importante, é o verniz, cuja principal função é proteger a superfície durante a vida do veículo contra as mais di- versas agressões, como raios solares, arranhões, excrementos de pássaros, entre outras possibilidades. Ao mesmo tempo, é a camada que dá o brilho final ao veículo. A nossa principal inovação emvernizes é o iGloss, um tipo de verniz automotivo que preserva o “efeito de carro novo” e tem uma alta resistência a arranhões, conseguindo recuperar até 90% da deformação causada pelo arranhão.

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