Revista Paint & Pintura - Edição 265

ARTIGO em 2021 ter recuperado parcialmente as quedas em 2020, não se antevê uma sustentabilidade para os anos futuros de um crescimento saudável. Basicamente, não se prevê uma recuperação estrutural do poder de compras da população. Omercado de tintas, no Brasil, não sofreu redução de volumes em 2020 (exceto o segmento de tintas automotivas OEM). Aliás, o mercado de tintas do Brasil vem mostrando um cres- cimento desde 2017, em reação a grave crise de 2014/16. (Vide Gráfico na página ao lado) . Os indicadores do mercado de tintas no Brasil apontam para um crescimento acima de 5% em quase todos os segmentos, além de uma recuperação ainda mais forte no segmento automobilístico original em 2021. Acentuando a tendência de crescimento dos últimos anos. Para o período pós 2021, teremos contribuições positivas na economia brasileira, com a recuperação do setor de serviços e de áreas do comércio, alémdos insumos advindo de um ano eleitoral. Por outro lado, certa instabilidade política ronda a economia, que se unida ao baixo nível de investimento interno e externo (que já vemhá alguns anos) e a debilidade das contas públicas geram uma desconfiança na velocidade de redução dos altos índices de desemprego. A consequência líquida seria um crescimento mais moderado do mercado de tintas no Brasil, em comparação ao cenário global. Ainda assim, o mercado brasileiro de tintas precisa manter o alto nível de competitividade na região por meio do contínuo investimento em programas de inovação e produtividade, sob pena de não atingir níveis mínimos de crescimento. Portanto, a contínua análise do cenário externo se torna ainda mais necessária nesta situação de recuperação dos mercados. O processo de planejamento apenas começa na análise exter- na. A correta avaliação dos recursos internos e os planos para manter as empresas competitivas, produtivas, inovadoras e integradas nas cadeias de suprimento globais e regionais são tão importantes quanto a análise externa contínua. O ciclo de planejamento deixou de existir como ciclo formal. A atualização dos planos, táticas, programas e acopladas às reaçõesmais rápidas emresposta a demanda domercado, pas- sou a ser um exercício obrigatório e parte de nossas decisões. Em próximos artigos estaremos revendo os pontos conside- rados importantes para a contínua evolução dos mercados de tintas sul americanos, com foco na inovação do valor agregado dos produtos e a sua produtividade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=