Revista Paint & Pintura - Edição 265

SOLVENTES geral, tanto oxigenados como hidrocar- bônicos, seguem a evolução das tintas industriais, automotivas, moveleira e ou- tros sub segmentos aonde a presença de solventes são essenciais. “Comexceção de um lançamento da Braskem denomi- nado HE 70S, combase renovável e com rápida evaporação, compatível com ou- tros solventes como tambémvários polí- meros, não percebemos a introdução de novos solventes neste período, porémé importante ressaltar que pontualmente sempre existe a possibilidade em algu- ma tinta com alguma especificidade ter a introdução de algum solvente com característica especial, principalmente de procedência importada.” Em linhas gerais, quando é comparado o primeiro semestre 2020 versus 2021 percebe-se umcrescimento entre de 15% a 20%%, lembrando que neste período de 2020 foi o auge da pandemia, conta Menezes. “Considerando o segundo semestre de 2020, onde as demandas melhoraram fortemente e comparando o mesmo período de 2021, acreditamos que possamos fechar o ano em torno de 15% acima de 2020. Convivemos comuma crise econômica e política, que aliadas a pandemia afetaram muito a indústria química e, consequentemente o mer- cado de tintas e seus sub segmentos. Percebemos que alguns solventes que são importados tiveram atrasos signi- ficativos nos embarques, além de um aumento fortíssimo nos custos de fre- tes, o mesmo ocorre para os solventes nacionais que dependem de matérias- -primas importadas na sua produção. Os solventes que são genuinamente nacio- nais como alguns aromáticos, alifáticos e etanol não tiveram esta dificuldade e conseguiram atender as demandas neste período.” Ronaldo da Fonseca Eiras, diretor co- mercial de BES (Essentials) da Brenntag, ressalta que o segmento de solventes está em contínuo desenvolvimento no Brasil, e algumas tendências que eram mais fortes em outros países começam a aparecer com mais intensidade aqui, como a demanda por solventes de fon- tes renováveis. “Oprimeiro semestre de 2021 temse demonstrado repleto de no- vas oportunidades e desafios. Com um novo perfil de consumidor temos novas oportunidades emdiversos segmentos, como por exemplo, para tintas, revesti- mentos e tecnologias de impressão, que são mercados que vêm demonstrando forte crescimento desde o ano passado como aumento de pessoas trabalhando em home office muito atrelado ao novo perfil de consumidor.” Apesar de todas as questões que e n- volvem a pandemia, como os desafio s logísticos, a falta de diversas matéria s- -primas assim como a pressão de cu s- tos de algumas delas, o segmento d e coatings vem apresentando resultado s positivos mantendo o nosso nível d e serviço e buscando sempre ofertar mai s e melhores soluções para os cliente s, divulga Eiras. “A expectativa para o segundo semestre é desafiadora, poré m de crescimento com a manutenção d a demanda de reformas, aquecimento d o setor de imóveis, retomada de obras e projetos que haviam sido interrompido s e/ou paralisados e a renovação de frota s que abrem espaço para novas oport u- nidades, projetos e desenvolvimento s, além de gerar empregos e aumenta r a confiança do consumidor final. Par a tintas de impressão para embalagen s flexíveis, este ano também tem sid o forte, com grande demanda de alime n- tos embalados. A Brenntag está sempr e atenta às necessidades e demanda de nossos clientes, pois, nossa conexão é o que nos torna mais fortes.” Já para Felipe Picinini, head da business Unit de Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ, assim como uma série demercados, os setores de tintas, cons- trução civil e adesivos também foram impactados pela pandemia. “Temos vis- to uma oscilação no segmento, devido a flexibilização das medidas restritivas, gerou-se um aumento de demanda de produtos químicos aliado a umcontexto de elevação constante nos preços das matérias-primas por uma série de fato- res, como reduçãoda oferta. Entretanto, em função do aumento de casos do

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