Revista Paint & Pintura - Edição 276

PROMOTORES DE ADESÃO Com perspectivas positivas para este ano, o mercado de promotores de adesão aguarda por um aumento na demanda, isso porque já é de se esperar umcrescimentonas vendas das tintas no segundo semestre. De modo geral o mercado de insumos para tintas, incluindo promotores de adesão, no Brasil temapresentado com- portamento favorável. “Os promotores de adesão para filmes são importantes para melhorar a qualidade das tintas e a demanda segue crescente. A pandemia acarretoumudança no comportamento de consumo e com a gradativa recupe- ração da atividade econômica, espera-se acomodação das indústrias. Omomento desafiador vivido recentemente com a escassez dematéria-prima e aumento de custos, bem como as incertezas no ce- nário político-econômico, comeleições, guerra na Ucrânia e juros altos, a busca por melhorias é incessante visando al- ternativas que garantam a eficiência e a segurança no fornecimento”, declara Décio Lima, gerente técnico de disper- sões e resinas para tintas e construção civil da BASF. Alémdo aumento no volume das vendas estar basicamente relacionado com o crescimento domercado de tintas como um todo, outro fator de crescimento é a necessidade de utilização dos sistemas em diferentes substratos, na qual apre- sentam variadas energias superficiais e, com isso, demandamumamaior exigên- cia técnica e introdução de promotores de adesão, informa Mauricio Cunha, regional manager Paint Additives da BYK. “Desde o início da pandemia de Covid-19, o setor químico está sendo fortemente afetado coma falta e atrasos de algumas matérias-primas, além dos constantes aumentos nos valores de fre- tes, trazendo como consequência uma elevação nos preços das especialidades químicas e nos aditivos; e os promo- tores de adesão não estão fora deste contexto. Durante este período de difi- culdades, ações específicas e assertivas são necessárias, assim como, a parceria com a Colormix Especialidades, nosso distribuidor exclusivo no Brasil, estão sendo fundamentais para atendermos as demandas de nossos clientes, por meio de seu estoque local e a sua estrutura comercial de abrangência nacional.” Para Regina Kawai, gerente de negócios da linha Coating Additives da Evonik, no primeiro semestre deste ano houve um crescimento da demanda de promoto- res de adesão, com destaque para os produtos com regulamentações para contato comalimentos, comoMercosul, FDA e Swiss Ordinance. “Apesar das dificuldades logísticas e escassez de matérias-primas, a Evonik temconsegui- do fornecer os produtos principalmente devido à comunicação efetiva com os clientes e recebimento dos pedidos com antecedência. Como uma das principais fornecedoras mundiais de insumos para Décio Lima, gerente técnico de dispersões e resinas para tintas e construção civil da BASF

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=