Revista Paint & Pintura - Edição 282

EQUIPAMENTOS DE COLORIMETRIA Com os muitos benefícios e vantagens que os equipamentos de colorimetria proporcionam para o setor de tintas, desenvolver e controlar cores sem um instrumento de colorimetria é absoluta- mente subjetivo e o mercado brasileiro já passou dessa fase. “É imprescindível o uso de espectros para essas operações, normas determinam parâmetros de co- lorimetria. Oprofissional de colorimetria faz uso dos espectros para dar nível de excelência a sua performance e evitar que as variáveis no entorno levem a er- ros de julgamento. Além disso, um lote de matéria-prima ou de tinta aprovado fora das especificações será sempre um problema para o fabricante”, alerta Ser- gio Roberto Marigonda, coordenador técnico do Grupo MAST. Há benefícios para o setor de tintas em todo o processo do gerenciamento de cores, desde na redução do desperdí- cio de materiais e custos com logística na comunicação digital da cor até na obtenção de dados de consumos e tendências de cor por região, afirma Ricardo Lovetro, managing director Brazil and head of sales Latin America da Datacolor. “Muitas vezes a falta de um sistema de colorimetria acarreta na perda de flexibilidade no momento de atender um cliente e até mesmo em problemas de qualidade dos produtos.” Para Grelton Nascimento, gerente co- mercial e técnico da KonicaMinolta Sen- sing, a indústria de tintas, assim como qualquer mercado onde a cor é uma necessidade primária, sempre se bene- ficiou das inúmeras vantagens propor- cionadas pelos sistemas colorimétricos. “Destacam-se a precisão, confiabilidade e rapidez, tanto na avaliação precisa da cor como no desenvolvimento de novos produtos, sendo que hoje, os sistemas colorimétricos são uma ferramenta indispensável na indústria.” TENDÊNCIAS Uma tendência que chegou para ficar é a comunicação digital da cor, destaca Lovetro, da Datacolor. “Hoje, é possível comunicar cor sem a necessidade de envio de amostras físicas, ou seja, con- seguimos desenvolver uma nova cor e distribuir em nível mundial essa nova fórmula, semprecisar produzir amostras físicas, reduzindo desperdício de mate- riais e custos com logística que, de certa forma, ajudam o nosso meio ambiente. Além disso, outra tendência é a integra- ção do gerenciamento de cores e consu- mos entre todos os departamentos de uma empresa. Desde odesenvolvimento até o ponto de venda.” Já Marigonda, do Grupo MAST, neste quesito tendências, explica situações diferentes em mercados diversos. “O setor de repintura automotiva, final- mente, despertou para a utilização dos espectrofotômetros nos pontos de ven-

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