Revista Paint & Pintura - Edição 284

O setor de embalagens metálicas vem apresentando diversos desafios em 2023, alternando entre períodos mais aquecidos emomentos de estabilidade. “Estimamos que o segundo semestre seja um período de retomada, encer- rando o ano atingindo os volumes pla- nejados. Vale ressaltar que a transição política e a alta inflação têm impactado o mercado de consumo de tintas. O primeiro trimestre apresentou uma pequena redução nas demandas, uma vez que os estoques de nossos clientes ficaram em um ritmo um pouco mais desacelerado. Porém, este cenário se reverteu no final do primeiro trimes- tre e vem se mantendo em um ritmo aquecido. Acreditamos que os cenários políticos e econômicos terão grande impacto no consumo de tintas e em- balagens, trazendo certa variação no consumo. A CMP vem se destacando no mercado através de serviços agregados no fornecimento de embalagens em aço”, destaca Adriano Marson, diretor comercial da CMP. Na opiniãode Cinthia Squadrani, gerente demarketing da Brasilata, a expectativa para o setor de químicos, especificamen- te, é que seja um ano de recuperação. O primeiro trimestre já trouxe bons sinais, principalmente, durante o mês demarço. Quanto aos desafios do setor, acredito que a participação do plástico dentro da matriz é um desafio grande que perdurará até o final do ano. No início do ano tivemos um desafio na indústria de tintas com o desabasteci- mento de algumas matérias-primas que comprometeram a demanda. Acredito que esse risco de desabastecimento ou logístico, são pontos que teremos que ficar atentos durante este ano.” Por sua vez, Vicente Lozargo Filho, presidente da Cerviflan, afirma que as embalagens metálicas são ainda a me- lhor opção para indústria de tintas para o acondicionamento dos seus produtos, pois apresenta um tratamento interno que protege e mantém a validade proposta pela indústria e para o consu- midor, além da praticidade, favorece a sustentabilidade - lembre-se o aço é 100% reciclável. “Olhandode fora para dentro, entendemos que este segmento tem que alinhar seus planejamentos e seguir dentro de uma conduta de crescimento de mercado e manutenção de valores. Importante salientar que os três últimos anos foram difíceis e ao mesmo tempo de muito aprendizado, esse é o reflexo do início desse ano, a pandemia deixou um cenário de recomeço e renovação, a distância, a falta de insumos, o aumento no valor dos mesmos, a guerra no outro lado do mundo, tudo impactou no mer- cado nacional, mas sempre investimos emprocessos, maquinários e qualidade, FORNECEDORES - EXPECTATIVAS DO SETOR EMBALAGENS METÁLICAS Cinthia Squadrani, gerente de marketing da Brasilata

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=