Revista Paint & Pintura - Edição 293

ARTIGO deradas parte da classe média ou superior, dependendo dos critérios utilizados. A situação econômica e social de cada país da América do Sul pode influenciar no tamanho e a composição da classe média. A população da China segundo dados de 2022 é cerca de 1,4 bilhão de pessoas e a classe média da China é amplamente considerada significativa em tamanho. As estimativas sugerem quemais de 400milhões de chineses podem ser considerados parte da classe média ou superior. Isto é 2 vezes a população do Brasil (2). A população da Índia é cerca de 1,4 bilhão de pessoas e, da mesma forma, a classe média indiana é vasta e em rápido crescimento. Estimativas sugerem que a classe média indiana pode ser superior a 350 milhões de pessoas. Isto é 3 vezes a classe média do Brasil (1). MUDA O CENÁRIO COMPETITIVO DAS TINTAS E DE SUA CADEIA DE FORNECIMENTO? As atuais tensões geopolíticas de impactos globais e regionais se estenderão pelos próximos anos provocando mudanças na cadeia de abastecimento, demandando soluções em uma nova globalização, competitiva emcustos para viabilizar custos internos e externos. A aversão pelos riscos está alterando o cenário competitivo. Para uma leitura estratégica de tintas, os países com uma reserva de escala na classe média podem liderar mudanças nas matérias-primas, produtos acabados e aplicações. Os protagonistas irão liderar o mercado em toda sua extensão. A nova ordem global em tintas e materiais caminha para soluções intra-regionais. Materiais chaves vão ser produzidos- -supridos mais próximos do ponto de uso e na rota mais sustentavelmente e competitiva. Parcerias estratégicas entre empresas de diferentes regiões ou a diversificação da base de fornecedores, paramitigar os riscos associados à dependência de fornecimento. A viabilização de formulações e soluções decentralizadas com eficiência digital serão comuns, porém com acesso restrito. Neste cenário de expansão competitiva da indústria de tintas e sua cadeia de fornecimento passarão do estágiome-too para os acessos proprietários. Isto deverá impactar as empresas regionais-locais e globais pela necessidade de acessar tecno- logias para tintas, resinas, aditivos e suas aplicações. Como as empresas podem adquirir e aplicar efetivamente as novas tendências da tecnologia em tintas? (1) FMI dados de classe média (2) IBGE referência de classe média e população

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=