Revista Paint & Pintura - Edição 305

ARTIGO 66 | PAINT&PINTURA | MAIO 2025 Washington Yamaga, da Rácz, Yamaga & Associates Francisco Rácz, da Rácz, Yamaga & Associates Por Francisco Rácz e Washington Yamaga, sócios- fundadores da Rácz, Yamaga & Associates Adigitalização, asustentabilidadeeaeletrificaçãodosveículoses- tãotransformandoa repinturaautomotivaemumserviçotécnico e estratégico. Mas como essas mudanças impactam países com frotas que crescem continuamente e se renovam lentamente? A repintura automotiva está deixando de ser apenas uma ati- vidade de correção estética ou reparação, para se posicionar como um serviço técnico altamente especializado, integrado à nova realidade da mobilidade e às exigências ambientais e digitais. A transição da frota para modelos eletrificados, co- nectados e mais duráveis está reconfigurando os padrões de manutenção, e com isso, a repintura ganha um novo protago- nismo. Essa evolução, no entanto, acontece em velocidades diferentes ao redor do mundo - especialmente em regiões onde a renovação da frota é mais lenta. A frota veicular cresce continuamente na América do Sul em vista do crescimento contínuo da população com acesso a veículos, ao mesmo tempo que novos modelos de veículos globais entram em circulação, trazendo um contraste acentuado em uma frota veicular extremamente diversificada. A REPINTURA PROJETA EXPANSÃO, MAS COM NOVAS EXIGÊNCIAS Com uma frota nacional que ultrapassa 60 milhões de veícu- los, o Brasil mantém um mercado robusto de repintura, com estimativas de crescimento que projetammais de 115 milhões de litros anuais nos próximos anos. O volume é sustentado, principalmente pelos pequenos reparos, renovação no mer- cado de autos usados, colisões leves e pela personalização crescente de veículos. No entanto, a natureza dos novos veículos em circulação está mudando. Modelos elétricos e híbridos, cada vez mais presen- tes nos centros urbanos, exigemtintas e processos compatíveis comsensores, câmeras emateriais compostos como alumínio e fibra de carbono. Esses veículos, mais tecnológicos e com vida útil prolongada, impõemnovos requisitos técnicos à repintura. AVANÇOS TECNOLÓGICOS REDEFINEM O PADRÃO DAS OFICINAS O setor já vinha adotando tintas com baixo VOC (compostos orgânicos voláteis), ou base água e soluções com nanotec- nologia. Hoje, esses recursos evoluíram e integram sistemas mais amplos em oficinas de alta produtividade que incluem cabines climatizadas com controle digital, pistolas de pintura eletrônicas e espectrofotômetros conectados a bancos de dados globais de cores. Essa digitalização não apenas melhora a qualidade dos servi- ços, mas também reduz retrabalhos, desperdício de insumos e consumo energético. A repinturamoderna é precisa, rastreável e eficiente - atributos cada vezmais valorizados tanto por clien- tes individuais quanto por frotistas e empresas demobilidade. MISTURA NA MÁQUINA: EFICIÊNCIA, PRECISÃO E SUSTENTABILIDADE Uma das revoluções mais marcantes do setor é a consolida- ção da mistura na máquina (MM) como prática dominante, combinado com medição digital das cores e acesso a banco de fórmulas globais. A possibilidade de ajustar a cor exata sob demanda utilizando apenas a quantidade necessária de tinta, representa economia, sustentabilidade e flexibilidade operacional. Sistema de mistura de tintas manuais estão evo- luindo rapidamente para sistemas robotizados, aumentando ainda mais a produtividade e reduzindo desperdícios com alta qualidade e precisão. Além de evitar desperdícios e resíduos, esse sistema atende a crescente demanda por personalização estética e por pa- dronização em contratos com frotas corporativas. A mistura automatizada também permite rastreamento completo da formulação utilizada, alinhando o serviço com boas práticas ambientais e exigências de governança. REPINTURA AUTOMOTIVA EM EVOLUÇÃO CONTÍNUA: TECNOLOGIA, SERVIÇOS E ADAPTAÇÃO A MERCADOS EM MUDANÇAS

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