Show do Pintor Profissional - Edição 167

SHOWDOPINTOR•OUTUBRO 16 14 de atendimento ao cliente. Assim comoopintor Martiniano,DanielAparecidoNunesPereiratam- bémseencaixanoperfildescritopelopresidente da Abrafati, pois ele trabalha com pintura e, há alguns anos, decidiu investir mais em sua em- presa, a Tura Acabamento. Essa empresa, além de executar serviços de pintura, também atua em diversas áreas da construção civil. “Fazemos desde a estrutura do imóvel até o acabamento e atuamos na parte de alvenaria, de pintura, de instalações elétricas e hidráulicas”, conta Perei- ra. São cinco funcionários fixos e, dependendo da demanda, a empresa contrata empregados temporários. Para ter sucessonoque faz, Pereira percebeu ser necessário, mais do que conheci- mento de técnica do trabalho, investir também emmarketing, técnicas de vendas, relacionamento com o cliente, negociação, atendimento ao cliente, fluxofinancei- ro, entre outros atributos. Ele, todavia, procurou o Serviço BrasileirodeApoioàsMicroePequenas Empresas (Sebrae) e fez alguns cursos nessas áreas. “Aprendimuitonas aulas. Algumas práticas que fazia há anos, atémudei. Por exem- plo, descobri que, quando seestáprecisandode recursofi- nanceiro para investir no negócio, não se pode pensar em apenas uma instituição financeira, pois há diversas formas deconseguir capital e,noscursos, euconheci outrasmanei- ras de conseguir esse capital”. Se Pereira pudesse resumir os principais conceitos que aprendeunos cursos realizados aodecorrer dos anos, diriaqueos clientes das construções esperam três atributos dopintor: qualidade, rapidez epre- ço. Ele acredita que, para conseguir essas qualidades, seja necessário investir emboas ferramentas de trabalho, equi- pepreparadaeplanejamento. MERCADODE TRABALHO O Brasil temmais de 60milhões de domicílios e boa par- te deles precisam demelhorias que, em geral, envolvem a pintura. Há, além disso, uma tendência crescente de que as pessoas valorizem suas casas, investindo em decoração e diferenciação, aspectos para os quais a pintura tem uma importante contribuição a dar. Para essasmelhorias serem feitas, é essencial o trabalho do pintor, mas como a con- corrência é grande, os profissionais capacitados, como Martiniano, têm vantagens, pois, afinal, o consumidor pesquisa bastante antes de colocar um profissional dentro da casa dele para realizar um trabalho. GustavoMarques, gerentedoSebrae-SP PintorAltamirMartiniano

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=