Show do Pintor Profissional - Edição 167

SHOWDOPINTOR•OUTUBRO16 8 O sistematintométrico imobiliário chegouaoBrasil nos anos90.Namesma época, aCorob, empresaespecializadaem fornecer soluções para sistemas tintométricos, também se alojou nomercado brasileiro, sendo um dos pri- meiros países ondeaempresa se instalou foradaEuropa. Em2016, tantoo sistema quanto a empresa celebram 25 anos de atuação no país. Reubens da Cunha, diretor da Corob, está na empresa desde o começo da compa- nhia, na qual iniciou montando máquinas e dando suporte aos clientes. Hoje, depoisdeváriasetapasdentrodogrupo, éodiretor responsável pelas operações em todaaAmérica Latina. DescrevaahistóriadaCorobdesdea fundaçãoem1984. Hámais de30 anos nomercado, com sedeem San Felice sul Panaro, Itália, aCorobéa lídermundial em sistemas avançados paraa indústriaglobal de tintas e revestimentos. Uma históriamuito rica, baseada em uma visão de futuroe ideias inovadoras, tornouaCorobamelhorparceiraparaasempre- sas de tinta ao redor domundo. A empresa está atualmente presente em todas as regiões doplaneta, com três fábricas e escritórios em10países, e emmuitos outros países com agentes e distribuidores, oferecendo desde umadosadoraparauma lojadepequenoporte, sistemasdeúltimageração ealtaperformancepara lojasdegrandevolumeoudistribuidores,evariadas soluçõesdeprodução contínuaparaas fábricas. Como foi a sua trajetórianaempresa? Estou na Corob praticamente desde a sua fundação, já que comecei no se- gundo ano de atuação da companhia emMontevideo, no Uruguai. Iniciei como técnico, montando máquinas, fiz suporte ao cliente, estive quatro anos durante o começo da Corob nos Estados Unidos e, atualmente, sou responsável pelasoperações epelosnegócios em todaaAmérica Latina. Como foi a chegadadaempresanomercadobrasileiro? A empresa foi fundada em 1984, na Itália, e começou a fornecer equipa- mentos para América do Sul em 1990. Em 1991 começamos as operações diretamente na região, com escritório emMontevidéu e, em seguida, em São Paulo. A região doMercosul foi a primeira na qual a empresa se insta- lou fora da Europa. Em 2016 a empresa celebra 25 anos de atuação, tendo sido a pioneira e a única com permanência e suporte contínuo na região desdea sua chegada. Hoje, aunidadedaCorobnoBrasil está localizadaem Osasco (SP), onde temos 20 pessoas trabalhando internamente em nosso escritório, depósitodemáquinas epeças de reposição, oficina de reformas e a central de assistência técnica que coordena os serviços de uma equipe commaisde40profissionaisespecializadosque realizamasmanutençõese atendimento técnicodasmáquinasdistribuídaspor todoopaís. Comoomercadobrasileirovemevoluindoem relaçãoaomercadomundial? O sistematintométricoexistenos EUAdesdeos anos 50enaEuropadesde os anos 70. No Brasil, a tecnologia émais recente, começou na década de 90, todavia, está sendobem-aceitaeevoluindoanoaano, em linha comas evoluçõesmundiais. COROBCELEBRA 25ANOSNO BRASIL A EMPRESA ESTÁNOMERCADODESDE A ENTRADADO SISTEMA TINTOMÉTRICONO PAÍS E PRETENDECONTINUARAUMENTANDO SUA PARTICIPAÇÃO Sabendoqueo sistema tintométrico começou nadécadade1950nos EUA e depois disso na Europa, descreva so- bre as similaridades e diferenças de cada um destesmercados. Hoje, estimamos que existemnoBrasil 15mil sistemas funcionando em aproximadamente 6mil pontos de venda, demonstrando uma enorme possibilidade de crescimento. Nosmercados desenvolvidos a porcentagem de vendapormeiodo sistematintométricoémuitoalta. Superior a80%na Europa ou 90%nos Estados Unidos. Quase não se vende cor pronta (ready mix), tudo o que é colorido é feito por meio das máquinas. Já quase não existem lojas sem sistematintométrico, oqueébemdiferentenomercado brasileiro, ondeavendadetintaprontaéaindaemvolume relevanteeexis- temmuitas lojasque vendemtintas semautilizaçãodo sistema. Nos últimos anos, o sistema sempre cresceumais do que a indústria, mas hámuitoa ser feitoainda. ACorobestápreparadapara continuar ajudando nodesenvolvimentodo setor,masumdospontos-chaveparaocrescimento é impulsionar avendadatintapormeiodo sistematintométrico, e tantoas fábricas comoos lojistas perceberem claramente todas as vantagens queo sistemagerapara todaa cadeia, comomelhor planejamentoparaos forne- cedores dematéria-prima, aumento de produtividade na fábrica, redução de estoque e capital de giro na loja e, omais importante, a satisfação do consumidor final, que vai levar a sua cor escolhidaeatépersonalizada. QuaisosdiferentessegmentosdemercadoemqueaCorobatuanoBrasil? A Corob oferece sistemas para a linha decorativa e industrial, desde equi- pamentosbásicos atéequipamentosdeúltimageraçãoealtaperformance. Alémdos sistemasparapontodevenda, oferecemos sistemasparagrandes redes de lojas, distribuidores e sistemas personalizados para fábricas que solucionam diversos problemas de operação, como, por exemplo, reduzir inventário de itens que não giram e aumentar lucratividade de cores espe- ciais, reduzindo temposdeentrega. Em termos tecnológicos,quaissãoasnovidades? Em tecnologia, um dos últimos investimentos da empresa foi destinado à linhadeequipamentos EVO, adequados para aplicações decorativas, arqui- tetônicas e industriais. Dentro dessa linha temos o EVO FLX e o EVO PWR, demaior porte. Com tecnologia de gestão 5G, são equipamentos flexíveis e podem ser configurados para atender às necessidades personalizadas de cada cliente. O sistema é tãoflexível quepermiteusar diversas tecnologias de dosagem namesmamáquina, de acordo com as características especí- ficas de cada colorante, o que permite um bom desempenho do sistema de cores para cada cliente. Outra característica équeo equipamento apre- ReubensdaCunha, diretor daCorob ENTREVISTA

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