Show do Pintor Profissional - Edição 167

SHOWDOPINTOR•OUTUBRO16 9 senta manuseio, manutenção e modo de operações bem fáceis, sendo justamente destinado a mercados profissionais, lojas in- dependentes e ambientes “do it yourself”. Qual aposiçãodaCorobemnú- mero de sistemas instalados? Quantos sistemas háem funcio- namentonomercado? Mundialmente, a Corob tem mais de100mil sistemas funcio- nando. O Brasil representa 10% deste total, distribuído em apro- ximadamente 5 mil lojas, onde temos por volta de 65%dasmá- quinas instaladas. A cada trêsmáquinasnomercado, duas sãoCorob. Quantosdesses sistemas sãoautomáticos equantos sãomanuais? Aempresa sempre teve focoem sistemasautomáticos, em funçãoda infini- dadede vantagens em relaçãoaum sistemamanual. Hoje,mais de90%do nossoparquedemáquinas éautomático. Quais sãoosprincipaismodelos etiposdeequipamentosdaCorob? Temosdiferentesequipamentosdosadoreseagitadoresparadiferentesclien- tesenecessidades.Nestesanos foramdezenasdemodelosque têmevoluído e foram sendoaperfeiçoadosde tempoem tempo.Atualmente, temosdesde equipamentoscompactos, comoadosadoraFirst1eoagitadorCMX-T6, pas- sandopelos sistemasmais vendidos, como adosadoraD200,atéos sistemas para altos volumes, comoD600eD800, eo agitador CMX-20. Hámuitas ou- tras opções para ponto de venda e diversas soluções para ‘tinting in-plant’. Temosumportfóliocompletoqueatendequalquernecessidade. Pensandoem concorrência, oquevocêpodeapontar comodiferenciaisda Corob? Começopeloque considero fundamentalmencionar. Nesses anos de atua- ção, fomos aúnicaempresaquenunca saiudomercadobrasileiro. Estamos no Brasil ajudando o mercado ininterruptamente, tanto em épocas boas quanto ruinsdo setor oudaeconomia. Essaparceriadeverdade, aliadaaos melhores produtos e suporte que amarca Corob oferece, faz com que os clientes nos coloquem como líderes domercado. Com trabalho e acompa- nhamentodeanos, conquistamos a confiançade todososnossosprincipais parceiros. Éclaroque tecnologiaeknowhow internacional nos tornamalta- mentecompetitivos,masnossograndediferencial estánosnossos serviços. Somos aúnica empresa comequipede assistência técnica altamente capa- citadacobrindo regionalmente todoo territórionacional, comestoque local depeçasoriginais. Pensando exclusivamente emtintas deacabamento coloridas (exceção só dobranco),quantovocêestimaqueastintastingidaspelossistemastinto- métricos representemem termospercentuais?Comoéessepercentualnos EUAenaEuropaOcidental? Nãoexistemdadosoficiais. Entendoqueémuitovariável portipodeprodu- to, clientee região.Nos EUA, diriaquemaisde90%, enaEuropaOcidental, mais de 80% das tintas coloridas são comercializadas pelo sistema tinto- métrico. Com certeza, no Brasil, a representatividade é bemmenor, talvez algumas redes de lojas já tenhamboapartedas cores comercializadas pelo sistema, mas no geral ainda há muito caminho a percorrer. Rei- tero, precisamos entender me- lhor todas as vantagens do sis- tematintométricoparaa cadeia. Devemos começar por converter as cores readymix de baixo giro em cores feitas através do siste- ma, oque aumentaria adisponi- bilidade de cores para o consu- midor commelhor rentabilidade para lojistas e fabricantes. Qual suaavaliaçãoparaos pró- ximos cinco anos? Como esse mercadovai se comportar? Vejo que o mercado muda com muita agilidade e temos de nos adequar às necessidades dos clientes com amesma rapidez. Em termos de produtos, a linha EVO traz a versatilidade paraatenderdiferentesnecessidades. Emummesmoequipamento, podem ser usadasdiferentes tecnologias; issoflexibilizamuitoa configuraçãoeuti- lização damáquina segundo a necessidade de cada cliente. Em termos de serviços, a demanda é bem dinâmica e, hoje, somos os únicos com uma estrutura que cobre todo o país. Mesmo assim, já estamos aumentando o númerodeprofissionais, tornando-os cada vezmais capacitados para fazer serviços em regiões onde o sistema está crescendo. O futuro está no siste- matintométricoeaCorobestá sempre seatualizando. Quais ações podem ser feitas para incentivar o consumidor a escolher via sistematintométrico? Quando o cliente entra na loja, ele está procurando, acima de tudo, a cor. Inspirar o consumidor com diversas ferramentas emostrando toda a capa- cidade do sistema tintométrico demostra serviço e gera confiança nele. Só depois de escolher as tonalidades éque surgirãoperguntas técnicas, como tipodetinta, durabilidade, rendimento etc. E só aí, quandoo lojista definir otipo detinta correta, é que o cliente deverá levar para a aplicação. Tudo, geralmente, começapela cor. Quais sãos as vantagens para o lojista trabalhar com o sistema tintomé- trico? Muitas. Teroequipamentona lojaéumdiferencial técnicoemercadológi- co, com inúmeras vantagens econômicas, sobretudo na área de logística. O proprietário do estabelecimento terá uma oferta de coresmuitomaior com um estoque muito menor, e sabemos o quanto isto representa no resultado financeiro do negócio. Outra questão, a maioria das tintas co- mercializadas via sistema é premium ou standard. Assim, o cliente tem a cor que deseja em uma tinta demelhor qualidade, que geramais lucro para a cadeia toda. Quais foramasprincipais conquistasdaCorobnoBrasil? Durante esses 25 anos tivemosmuitas vitórias e tivemos também algumas lições que nos fizeram entendermelhor omercado e alavancaram o nosso crescimento. Saber que a Corob é reconhecida pelomercado como líder do setor é algo muito especial e gratificante que nos obriga a trabalhar mais e melhor a cada dia, para continuar apoiando a indústria no desenvolvimento do sis- tema tintométrico, como tem sido feito de forma contínua nos últimos 25 anosnoBrasil.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=