Show do Pintor Profissional - Edição 168

aqueles que têmmais juros. Por isso, é importantemanter o fluxo de caixa parapreverantecipadamente todasas contas”, contaoconsultorBraggio. O consultor Alecrim diz que, em época de crise financeira, é comum op- tar por produtos de qualidade inferior e, como consequência, a margem de lucro émenor, assim como também a satisfação do cliente. “Com baixa qualidade, a tendência é demenos clientes e, portanto, geraçãodemenos vendas, criandoum círculo viciosoque impacta nos resultados donegócio, ameaçando a sua sobrevivência. É aconselhável sempre pensar no que re- almente pode ser cortado e quanto deve ser esse valor”. Desse modo, o consultor lista cortes possíveis de serem realizados sem afetar a qualidade doestabelecimento. “Vamossuporqueháumar-condicionadona lojaepercebe-sequeduranteum períododoano, queestámenosquente, vocêconsegue ligá-loapartirdasdez horasdamanhãedesligá-loàscincodatarde, semcomprometerasensaçãode bem-estardoclientedentrode sua loja. Isso reduz custo, oque fazpensarque algumasdessasdespesaspodemsercortadas,eoutras, reduzidas.” Sea reduçãonão funcionou,partaparaocortedecustos.Alecrimmenciona mais exemplos. Você tem dez contas de celular para a equipe; se tem dez e percebe que não há comomantê-las, diminua-as para cinco; se não deu certo, corteousodo celular pagopela empresa aos funcionários. “Sempre pense noque cortar, analisando a prioridade. Oque pode ser cortado sem reduziraqualidade, semdiminuiraexperiênciaquevocêofereceaocliente, porque, em tempos difíceis, é importantenãoperder aqualidade, nãoper- der oatendimentoao seu cliente.” O consultor também lembra que, em época de crise, reduzir o número de funcionários é uma prática freqüente, mas, segundo ele, antes é preciso agir commuita cautela, pois aquestãoé sempreumpontomuitodelicado. “Analise se você tem uma quantidade bem estudada de funcionários; se a suaequipeé inchadaounão.Muitas vezes, emépocade crise, acontecede muitos empresários descobrirem que têmmais gente do que precisavam; então, fazemuma reduçãoduranteacrisee, quandoessapassa, algunsper- cebemquenãoprecisamvoltar a contratar aspessoas.” TÉCNICASPARANÃOVOLTARAOENDIVIDAMENTO Diagnóstico - Oprimeiropassoé fazerumdiagnóstico, identificando e avaliando as receitas e as despesas do estabelecimento. É indis- pensável também elaborar controles distintos - da empresa eda fa- mília - edeterminar ovalor dopró-laboredos sócios. Olhea concorrência - Evitar definir opreçodo trabalhopela concor- rência. Pesquise, fique atento e por dentro dos preços que o con- correnteestá aplicando; issoénecessário. Todavia colocar amesma cifraparao serviçonãoénada inteligente. Controle - Na parte do controle, os responsáveis devem elaborar uma planilha (fluxo de caixa e previsões para os próximosmeses) e anotar todos os gastos, sem exceção, da conta de energia, aluguel, condomínio, impostos, encargos, custosdeproduçãoeatédemanu- tençãodoestabelecimento. O varejista deve sempre reservar um tempo para organizar as des- pesas eas receitasdoestabelecimento. Os dados ajudarãoa visuali- zarmelhor ondeodinheiroestá sendo investidoeoqueprecisa ser cortado. Comosnúmerosorganizados, ovarejistadeve fazerumcomparativo comomêsanterior e fazerumaprojeçãoparaospróximosmeses.O arquivo servirádehistóricoparauma análise imediata epara tomar decisões.

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