Show do Pintor Profissional - Edição 172

SHOWDOPINTOR•ABRIL 17 14 CONSUMO FEMININO Segundodadosdoúltimocensodo InstitutoBrasileirodeGeografia e Estatística (IBGE), as mulheres contribuem com 40,9% da renda familiar. Essa independênciafinanceira também impulsionouopo- der de compra delas em diversas áreas domercado, inclusive em lojasdematerial de construçãoedetintas. Renato Sá, diretor de estratégia emarketing da TintasMC, notou maior participação das mulheres no ponto de venda nos últimos anos. “Perceboqueelaspassarama fazerpartedoprocessodepin- tura comoum todo. Alémda cor, decidem tambémacabamentos e características doproduto, comotintas antibacterianas, por exem- plo. Outro ponto que contribuiu para o aumento dasmulheres no processo de pintura quemerece ser citado são as novas tecno- logias de tintas, com produtos de mais fácil manuseio. Isso fa- vorecemuito omovimento ‘do it yourself’, que émuito comum entre as mulheres, principalmente, para pequenas áreas e ob- jetos decorativos”, conta ele. Outro ponto que faz as mulheres serem ótimas clientes em lojas de tintas é que quando elas têm dinheiro sobrandopreferem investir as economias em itens para melhorias do lar, enquantoos homens preferemnovos produtos tecnológicos, indica o estudo da Tendência de Consumo para a Mulher Brasileira, realizado pelaNielsen. Segundo uma pesquisa da AkzoNobel, são as mulheres que, na maior partedas vezes, definemquais cores serãoaplicadas nas pa- redes de suas casas. Não menos que 78% das entrevistadas afir- ELASDOMINAMNO PONTODE VENDAS PESQUISA REVELAQUE 78%DASMULHERESDECIDEMQUAIS CORES SERÃOUSADAS PARA PINTARAS PAREDES mam que decidem sozinhas quais cores usarão para pintar as paredes, enquanto somente 54% doshomensdizemque fazemaescolhados tons sem pedir a ajuda de suas esposas ou parcei- ras. Apenas 10% das mulheres confessam que pedem opinião de seus maridos ou parceiros no momento de escolher as cores que decora- rão seus lares, ao passo que 31% dos homens tendem a envolver suas esposas ou parceiras quando é chegada a hora de definir os tons das paredes. Embora sejammais decididas quanto a cores, as mulheres admitem que consultam seusmaridos ou companheiros nas questões re- ferentes a orçamento (24%), marca (23%) e tipo de produto (21%). A pesquisa da AkzoNobel foi realizada em 2014 com 682 homens e 818mu- lheres. Tendo como base os estudos, é possível notar que as mulheres são excelentes clientes, mas para agradar esse público é preciso ter um olhar diferenciado acerca desse cliente. Muitos aspectos influenciam na escolha das mulheres, conforme indicaoneuropsicólogoThiagoGomes de Lima. “Qualidade doproduto, a variedadeda oferta, simpatia e conhecimentodo vendedor, o design do produto e, inclusive, o leiaute da loja sãopontos importantesparaelas.”

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