Show do Pintor Profissional - Edição 173

SHOWDOPINTOR•MAIO17 10 INFLUÊNCIANO PONTODE VENDA Amaneira como as embalagens sãoexpostas no ponto de venda pode influenciar nas vendas do estabelecimento. Émuito incômodoparaoclien- te entrar na loja e não encontrar os produtos com facilidade nas gôndolas, de maneira ágil e assertiva, ou ficar confuso com a disposição dos produtos.Muitas vezes, o cliente sai da loja sem levar todos os itens de que precisa por não en- contrá-los com facilidade. Ter as mercadorias à vista é tão importante, que a pesquisa Nielsen “AHoraCertodeAtivar oShopper”apontouque 70% das decisões de compra acontecem dentro do ponto de venda. Lucas Copelli, consultor de varejo, complementa a pesquisa dizendo que PODERDA EMBALAGEM NO PONTODE VENDA GRANDE PARTEDOSCONSUMIDORESDECIDE SUAS ESCOLHASNO PONTODE VENDA. TER O ESTABELECIMENTOORGANIZADO ECOMAS EMBALAGENS BEM POSICIONADAS PODE AUMENTAR O TICKETMÉDIODENTRODA LOJA 80%dadecisãode compraacontecenosúltimos minutosdo consumidor dentroda lojaeque, sa- bendodisso, oprodutoprecisaestarbemexpos- to na gôndola para aumentar o ticket médio de cada clientedentrodoestabelecimento. “O con- sumidor vai ao ponto de venda com uma ideia decompraeumamarcaemmente,muitasvezes indicadapelopintor,masquandoolhaasopções nas gôndolaspodemudar de ideia, de cor oues- colherumatintacomcaracterísticasqueelenem sabiaqueexistiamesomenteasconheceuna loja detinta”, contaCopelli. Embalagensdeprodutos com informações claras ajudam o consumidor a lembrar as qualidades do produto e também auxiliamno intuitodeque, aoentrar na loja, ele consuma mais. Por exemplo, o consumidor en- tra na loja com a intenção de comprar uma lata de tinta, na cor cinza, mas ao ler a embalagem doproduto encontra uma tinta da cor desejada, mas que pode ser lavável, com características bactericidas, grande poder de cobertura e, após três horas da aplicação, não tem cheiro. Assim, descobrequepode levaratinta,nacordesejada, mas comumprodutocommaior valor agregado. “Quandoaembalageméatrativae tem informa- ções claras, o produto chamamais a atenção. O varejo e a indústria precisam caminhar juntos, assim o consumidor final será o grande bene- ficiado. A embalagem tem grande poder de in- fluenciar naescolhadoproduto”, afirmaCopelli. Ele também aconselha que, nomomento de es- colher umnovoprodutopara ser comercializado na loja, o varejista verifique a estética da emba- lagem, sepossui informações claras, suficientes, sem excesso, em prol de um melhor entendi- mentodosbenefíciosdosprodutos. VISUALMERCHANDISING Para ter uma lojaatrativa, oprimeiropassoé co- nheceropúblicoque frequentaoestabelecimen- toeabastecero local comprodutosqueagradem ao perfil de consumidor que entra. Também é importanteposicionar a loja: deportepremium, básicoou simples. ParaCopelli tambémé indica- do tentar descobrir ondeo consumidor caminha dentroda loja, entendendoohábitodeconsumo dos clientes e, assim, colocar demaneira estra- tégicaos itens quemais vendem, para chamar a atenção do cliente que entra na loja. “É impor- tantealocar osprodutosdemaneiraqueo clien- te caminhe, em toda a loja, até chegar aos itens que deseja, como as promoções, por exemplo, pois ao caminhar até a promoção o cliente vai enxergar diversos itens que precisa, mas ainda não tem”, finalizaoespecialistaem varejo.

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