Show do Pintor Profissional - Edição 180

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 17 15 DESENVOLVIMENTO DA COR Antes de chegar à decisão da cor do ano, as em- presas fazem um estudo para escolher uma car- tela de tendências de cores que representará. O nome do estudo da Sherwin-Williams é Color- mix. Para o Colormix, a companhia conta com o trabalho do time internacional de especialistas, composto pela responsável por color & design marketing da tintas Sherwin-Williams na Amé- rica Latina, Carol Derov. “Este time de especia- listas representa as divisões de acabamentos de produto (tratamento de madeira, mercado mo- veleiro, plásticos e metal), bem como representa o segmento de arquitetura. Além disso, são in- cluídos os segmentos de moda, interiores (tanto residencial quanto comercial), educacional e de cuidados com a saúde”, conta Franzão, da She- rwin-Williams. A cor Eucalipto foi escolhida a partir de uma pesquisa feita em conjunto com a consultoria Tendere. O estudo foi desenvolvido levando em consideração antropologia, geogra- fia humana, teoria da arte e estética. “Durante workshop com profissionais da Eucatex, foram apresentados os cenários futuros e as tendên- cias criativas com foco em arquitetura e deco- ração desenvolvidas para o mercado em que a Eucatex atua”, conta Gregório Bastos Alencar, gerente de produto, trade marketing e assistên- cia técnica. Para antecipar as tendências, a Luks- color Tintas – membro de diversos institutos e associações internacionais de cores e atuante no Color Marketing Group – envia profissionais para encontros anuais nos Estados Unidos, Eu- ropa, Ásia e América Latina para analisarem e Sherwin-Williams - Melodia do Mar Suvinil - Terra Roxa discutirem, junto com especialistas do mundo in- teiro, os fatores que irão impactar a direção das cores. Ao fim desses trabalhos, é estabelecida a paleta de tendências. “A Lukscolor não se limita a apresentar o resultado desse consenso interna- cional, mas emprega todo o seu conhecimento e pesquisas próprias para adaptá-lo ao mercado brasileiro. O resultado é uma paleta de cores que realmente reflete a preferência do brasileiro, ins- pirando e provocando transformações”, Deise Melo, analista e estilista de cores da Lukscolor PINTOR, APRESENTE A COR DO ANO AO CLIENTE O pintor pode divulgar a cor do ano e as cores de tendência quando visitar os clientes. Ele pode pintar inclusive um ambiente, fotografá-lo e mostrar o resultado para quem quiser divulgar nas redes sociais. Pensando em demonstrar a cor do ano na prática, em 2017 a Coral lançou o Tes- te Fácil, um teste de cor pronto para uso. “O pin- tor pode levar consigo uma amostra pequena do produto aplicado, ajudando o cliente a enxergar, na prática, a cor da tinta já na superfície. A em- balagem contém 30ml de tinta e umminirrolinho embutido. Lançamos o Teste Fácil com o objetivo de possibilitar que o consumidor experimente a cor de 2018 na sua parede de maneira fácil, prá- tica e rápida”, observa Fernanda, da AkzoNobel. Essa quantidade é indicada para pintura de uma área de até 30cm x 30cm e pode ser encontrada nos principais home centers e lojas de tinta de todo o país. O preço sugerido é de R$ 9,90. Para auxiliar no incentivo da cor, a Tintas Eucatex in- tensificou a divulgação nas redes sociais e, princi- palmente, no “Clube do Pintor”, comunidade das Tintas Eucatex no Facebook. “O catálogo exclusivo sobre a cor do ano e seus quatro grupos de gosto é distribuído para as lojas com E-Colors, o sistema tintométrico da Eucatex, estando à disposição dos profissionais e dos consumidores”, explica Alen- car. Para incentivar o uso das cores, Franzão, da Sherwin-Williams, conta que durante todo o ano, nos treinamentos da Academia do Pintor, a em- presa realiza palestras técnicas para os pintores de todo o Brasil, e aborda o tema cor também. Lukscolor - Reflection Eucatex - Eucalipto

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=