Show do Pintor Profissional - Edição 183

Show do Pintor Profissional - Edição 183

SHOW DO PINTOR • ABRIL 18 15 mentos nas áreas de cores, sistema de pin- tura, prevenção de erros, reparo rápido e gerenciamento de oficinas”. A Skylack também oferece trei- namento de produtos e processos dentro de oficinas no Brasil inteiro. Toda a equipe de assistência técni- ca é preparada para auxiliar a oficina em problemas do dia a dia e, principalmen- te, na capacitação dos profissionais. A empresa também oferece curso local, chamado de curso de especialização em produtos. Ele é realizado nas lojas clientes da Skylack e tem duração de até quatro horas. Além da divulgação dos produtos, os técnicos abordam aspectos importantes para o bom funcionamento das oficinas, tais como cuidados com sistema de ar comprimido, limpeza, mascaramento da peça a ser trabalhada, de forma a otimizar o trabalho do pintor, evitando retraba- lho e gastos desnecessários tanto de produto como de tempo. Além disso, a Skylack também oferece, na sua fábrica, em Salto (SP), mensalmente, o curso de colorimetria, realizado no centro de treinamento da Skylack, mi- nistrado por profissionais especializados em produtos e técnicas de repin- tura automotiva. A duração do curso é de dois dias. Para que haja o melhor aproveitamento dos alunos, as turmas são de, no máximo, dez participan- tes. Dessa forma, trabalham apenas dois alunos por estação de trabalho, composta de computador e balança. Nesse curso, são abordados aspectos teóricos da colorimetria e, na sequência, os alunos passam à parte prática, elaborando uma cor específica a partir do sistema tintométrico Skymix, pin- tando uma peça, comparando com a cor padrão e como deverá se proceder para eventuais ajustes. A PPG disponibiliza uma agenda de treinamentos dos seus sistemas de pin- tura, que são realizados em seu centro técnico de treinamento na planta da cidade de Sumaré (SP), e que são preenchidos de acordo com as indicações e necessidades de seus principais distribuidores. Em 2018, a PPG passou a oferecer um novo módulo, voltado a técnicas de retoque e pinturas espe- ciais. Estruturado para atender uma demanda atual do mercado, a novidade treinará os profissionais em processo de reparo rápido e pinturas mais com- plexas, como a tricoat. SERVIÇOS PPG Os alunos dos cursos de capacitação da PPG são indicados pelos distribuido- res ou donos de oficinas. SKYLACK O canal para solicitação de curso é a loja. O pintor deve solicitar um curso para a loja, que passará a solicitação para o representante, para que faça a inscrição com a empresa. SHERWIN-WILLIAMS DIVISÃO AUTOMOTIVA A seleção para participar dos cursos é realizada pelos gerentes de vendas, assistentes técnicos e representantes de vendas que atendem a região. Para manifestar o interesse em participar dos cursos também é possível através do site www.sherwin-auto.com.br ou pelo Disque Lazzuril 0800 725 4200. No caso dos cursos realizados nas lojas, em parceria com revendedores, o convite é feito pelo próprio lojista para as oficinas da região. Alunos ao término do curso da PPG PERGUNTA DO LEITOR Augusto Viveiro Rocha, de São Paulo, pergunta: “Quase todos os meus clientes escolhem branco ou tons neutros. Como posso incentivá-los a utilizar mais cor?” Ana Paula Vieira Coelho, do departamento de marketing da Ciacollor responde: “Para incentivar o cliente a escolher mais cor, uma sugestão é utilizar programas que simulem as cores nas casas, a fim de mostrar com antecedência e clareza que além das tonalidades neutras existe um infinito universo de cores, capaz de deixar o ambiente mais charmoso e personalizado. Notamos que um dos motivos da resistência é o medo de errar na escolha. Dessa forma, os programas de simulações, como o da empresa BBF Fenix, em que é possí- vel encontrar cores de várias empresas, inclusive da Tintas Ciacollor, poderão auxiliar e incentivar a criatividade tanto do lojista quanto do cliente final. Além do simulador, a exposição de cores em lojas de tintas também pode ajudar; leve o cliente em estabelecimentos que tenham as paredes pintadas e disponibilize materiais de apoio.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=