Show do Pintor Profissional - Edição 187

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 18 12 COMÉRCIO ONLINE COLORINDO A WEB VENDA ON-LINE DE TINTAS ENFRENTA ALGUMAS DIFICULDADES, MAS HÁ ALTERNATIVAS PARA VENCER OS DESAFIOS E APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DO COMÉRCIO VIRTUAL O Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce. Números mostram que a prática da compra virtual está cada vez mais comum no país. Em 2011, o lucro era de R$ 18,7 bilhões. No ano passado, os números chegaram a R$ 47,7 bilhões em faturamento - au- mento de 155% no período. De 2016 para 2017, o aumento foi de 8% e, no ano anterior, de 7%. Tudo indica que os resultados de 2018 não serão diferentes. No ano passado, mais de 203 milhões de encomendas foram realizadas pelas lojas virtuais brasileiras. Todos os segmentos do varejo já sentem a influência do comércio eletrônico e assim também acontece no varejo de tintas. Uma variante favorável para esse mercado é que itens de casa e decoração estão entre as compras mais realizadas. Segundo o últi- mo relatório pela Webshoppers, o segmento obteve uma participação de 10,5% no volume de pedidos no ano passado. Como a tinta é elemento de decoração, os números podem ser um bom sinal para omercado de pintura. Como a tinta é elemento de decoração, os números podem ser um bom sinal para o mercado de pintura, que pouco utiliza o co- mércio online. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), e-commerce, ainda não conquistou os revendedores de tintas: apenas 7% do total oferecem essa possibilidade aos seus clientes. A venda de tintas on-line tem barreiras também; as proporções das emba- lagens, o peso e a fidelidade da tonalidade são alguns. As cores vistas no monitor do computador ou na tela do celular nunca são dos tons exatos da tinta aplicada, barreiras que para Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), são fa- cilmente resolvidas. “Não acredito que estes obstáculos impedirão o rápido crescimento das vendas nos próximos anos. É possível traçar um paralelo com outros segmentos, como cortadores de grama e lavadoras de alta pres- são, que também sofreram pelo tamanho das embalagens.” ACERTO NA COR Para amenizar os problemas com a cor da tela do monitor e a tonalidade real da tinta, há diversos aplicativos de cor - criados por fabricantes de tin-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=