Show do Pintor Profissional - Edição 188

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 18 20 POLIMENTO INVESTIMENTO BRILHANTE COM A ALTA DOS SEMINOVOS, INVESTIR NO POLIMENTO TORNA-SE RECURSO DE VALORIZAÇÃO DO VEÍCULO Com o atual cenário econômico, muitos consu- midores ficam inseguros de entrarem em finan- ciamento de carro zero quilômetro e optam por seminovos. Os automóveis usados continuam sendo a preferência dos consorciados contem- plados do segmento de veículos leves. A cada quatro automóveis adquiridos por meio do con- sórcio, no primeiro quadrimestre do ano, três fo- ram seminovos. Nesse novo cenário, as oficinas bem preparadas levam vantagem, pois os carros seminovos precisam de manutenção com mais frequência do que um veículo zero, desde repa- ros mecânicos até estéticos. Outro ponto favorá- vel é que um veículo com a lataria bem cuidada é valorizado na revenda, principalmente quando a venda é feita diretamente com o comprador fi- nal, sem a intermediação de uma concessionária. Um procedimento que valoriza muito a revenda é o polimento, indicado para a manutenção do brilho no carro e para a correção de algumas im- perfeições. Além disso, ele é necessário quando o carro passar por uma repintura completa. O procedimento também é recomendado para os casos de pinturas manchadas, queimadas pelo sol, riscos superficiais e marcas provocadas por fezes de pássaros ou frutos de árvores, assim como para veículos cuja repintura acabou de ser aplicada. O polimento deve ser feito com mode- ração, uma vez que o procedimento desgasta a camada de verniz. POLIMENTO, ENCERAMENTO OU CRISTALIZAÇÃO? É comum o consumidor final confundir os pro- cessos de polimento, enceramento e cristaliza- ção. Cada um deles tem procedimentos espe- cíficos e resultados diferentes. Maurício Varjão, consultor técnico da Maxi Rubber, afirma que o questionamento é frequente, mas há apenas algumas particularidades entre eles que devem ser levadas em consideração. “O polimento é o procedimento de restaurar e revitalizar o brilho da pintura, eliminando qualquer imperfeição; portanto, se requer conhecimento e técnica para realizar essa atividade”, diz ele. Já o enceramento e a cristalização são bem si- milares. Normalmente são aplicados após o po- limento ou a lavagem, no caso de carros novos. O enceramento simples é feito, segundo Varjão, “com as ceras comuns de fácil aplicação, que promovem brilho e proteção moderado; devem ser aplicadas em camadas finas na superfície fria e na sombra”. Por fim, a cristalização proporcio- na um brilho mais intenso e dá maior durabili- dade e proteção à pintura. “Isso ocorre devido à qualidade das matérias-primas e à tecnologia empregada nessas ceras”, afirma Varjão. Polimento exige cuidado Quando não realizado de maneira correta, o po- limento pode trazer sérios riscos, inclusive dani- ficar a pintura do veículo, mas seguindo alguns procedimentos, é facilmente possível extrair so- mente os benefícios do processo. Vanessa Rossi, responsável pelo marketing da Skylack aponta que dos piores erros cometidos é a realização do polimento ao sol. “Para a obter um bom resul- tado é preciso que o veículo esteja limpo e na sombra, protegido dos raios solares. Além disso, é preciso usar um produto de qualidade respei- tando a orientação do fabricante contida no ver- so dos produtos.” Sandro Lemos, gerente de segmento de merca- do de vehicle refinishes para América Latina da AkzoNobel relata os erros mais frequentes no polimento. “Vejo que, se não lavar o carro corre- tamente, se fizer a descontaminação inapropria- da antes do polimento, a inclinação da boina, a escolha errada de materiais, forçar a mão no polimento, e até mesmo a pressa e o desconhe- cimento sobre o melhor processo para o caso, tudo isso pode ocasionar falhas”, diz Lemos. José Dantas dos Santos Júnior, coordenador Au- tomotive Aftermarket Norton conta que normal- mente, o processo de polimento automotivo é feito de forma leve e não agride a pintura, devido a utilização com boinas de pele e de espuma. “O que alertamos é para evitar muitos polimentos no veículo, o que pode remover camadas de ver- niz. Indicamos aplicações de ceras para proteção duradoura. A linha de polimento é fabricada com micro abrasivos, o que não remove uma grande camada do verniz e não prejudica a pintura.” DIVULGANDO O SERVIÇO As oficinas podem explorar mais os serviços de reparos rápidos, que podem ser feitos em algu- mas horas. Assim, conseguem agregar uma nova gama de trabalho e, como consequência, inserir o polimento do veículo. Dessa forma, além de o proprietário ter os pequenos danos de seu veícu- lo reparados, o polimento profissional aumenta o seu nível de satisfação com o carro. Uma das maneiras de fazer essa promoção é por meio das redes sociais, como alternativa rápida de divulgar e intensificar o movimento da oficina. Os resultados de polimento e cristalização, quan- do bem feitos, tornam-se muito visíveis. Postar fotos no Instagram, por exemplo, dos veículos antes e depois do atendimento é uma maneira rápida e econômica para divulgar os serviços rea- lizados. “Hoje em dia há diversas ferramentas de divulgação. As mídias sociais são uma excelente fonte de divulgação. É uma grande oportunidade de agregar rentabilidade dentro das oficinas”, diz Varjão, da Maxi Rubber. Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG, concorda que a qualidade do serviço é uma exce- lente ferramenta de divulgação. “Omelhor marke- ting continua sendo o boca a boca. Um cliente sa- tisfeito fala bem do serviço oferecido e atrai novos clientes. Depois é importante, também, verificar a quantidade de clientes que foram atraídos em cada tipo de ação de marketing.”

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