Show do Pintor Profissional - Edição 190

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 18 16 CORES E SENSAÇÕES As tonalidades escolhidas são capazes de interfe- rir no humor, comunicação e sentidos e percepção no ambiente. Alessandra Ceceli, da Braido Ceceli Arquitetura e Construções, descreve as principais sensações atreladas as cores. NEUTROS Os tons mais claros como o pastel e o branco, por exemplo, remetem à tranquilidade e, na decora- ção, promovem a amplitude e claridade. O bran- co é indicado para ambientes em que há a inci- dência solar, já que refletem os raios solares. Os tons em cinza são neutros e fáceis de combinar VERMELHO, LARANJA E O AMARELO São conhecidos como tons quentes, recheados de energia. No caso do laranja, ele é conhecido mundialmente por estimular a criatividade. O vermelho vem atrelado à autoestima e vitalida- de. Nos ambientes, quando o tom vivo é aplica- do, ele se torna umas das estrelas principais da decoração. Porquanto o amarelo estimula o oti- mismo e a luminosidade. VERDE É a principal cor encontrada na natureza por meio da exuberância das florestas e trans- mite a mensagem de saúde. É ótima para re- novar as energias. Na arquitetura não passa despercebida à variação do tom verde para a cor mais clara, porque esse tom tem sido muito difundido desde os objetos e móveis até nas paredes. AZUL Estimula a racionalidade e também traz muita serenidade e tranquilidade. Sua versão escura, o azul marinho, é um tom sempre empregado em decorações sofisticadas. ROSA Sempre foi marcada pela feminilidade, mas a ten- dência é que essa questão sexista caia, tornan- do-a como as outras, uma cor a ser utilizada por todos. Ela tem sido utilizada nas pinturas e móveis de ambientes de circulação da casa. ROXO Associado ao ciclo de mudanças tem sido um tom empregado até em ambientes cor- porativos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=