Show do Pintor Profissional - Edição 190

SHOW DO PINTOR • NOVEMBRO 18 28 ARTIGO Quando fechamos um orçamento com um cliente ou até mesmo na visita, uma das primeiras coisas que o cliente pergunta é sobre o tempo de execu- ção dos serviços, prazo de entrega da mão de obra, quantos dias vai levar pra concluir, se vai ser rápido, geralmente já fala que tem pressa. Isso dá pra se dizer que é uma das grandes preocupações de quem contrata um profissional, pois ao chegar pra começar um trabalho você estará intervindo em toda a rotina do cliente e, é claro, ele se programa para aquele período de obras, ou seja, ele se prepara para conviver com você durante o tempo determinado. Se algo der errado e vier a ocorrer um atraso, isso será motivo de dor de cabeça tanto para o profissional quanto para o cliente que está contando os dias para voltar a tranquilidade do seu dia a dia. Infelizmente, o atraso na entrega de mão de obra é um dos principais mo- tivos do cliente não contratar um serviço em nosso país e, também, é um dos maiores temores de quem está esperando a hora de se mudar pra sua casa nova, de receber aquela visita que vem de longe ou abrir seu negócio, pois o atraso vai influenciar em todo seu planejamento, podendo causar um grande desentendimento entre contratante e contratado, em casos extre- mos, até processos. Os atrasos na hora de entregar uma obra podem prejudicar muito o pro- fissional, além do prejuízo financeiro, stress e a imagem desgastada diante do cliente, ainda corre o risco de se perder muito espaço no mercado de trabalho, gerando um efeito bola de neve em suas obras ocasionando novos ciclos de atrasos, culminando com o fechamento de sua empresa de pres- tação de serviços, se não for mudada sua conduta e os métodos de planeja- mento de orçamento. PLANEJAMENTO Mas o que fazer para evitar problemas com atraso, evitar todo o stress ge- rado, pois convenhamos, por mais que se planeje sempre acontece algum atraso, afinal, imprevistos acontecem e, na hora de pintar, então, são di- versas situações que podem dar aquela dor de cabeça. São problemas de infiltrações, condições climáticas, tempo de secagem, cobertura da tinta, problemas com ferramentas, funcionário que falta ao trabalho, atraso no fornecimento de material, casos de força maior, entre tantas outras. Mas nós, como profissionais, podemos tomar diversas precauções afim de cau- sar o mínimo de transtornos possíveis aos nossos clientes, garantindo a sa- tisfação e tranquilidade na hora da entrega. Tudo começa por um bom planejamento prévio, que já deve começar na hora da visita ao cliente, fazendo uma boa averiguação do local aonde vai ser executado os serviços e fazendo anotações de tudo que pode trazer pro- blemas durante a pintura, pois conhecer o local e as condições de como realizar o trabalho serão fundamentais pra que nenhuma surpresa aconteça no decorrer dos trabalhos. Certifique-se dos horários disponíveis para realização dos trabalhos com seu cliente antes de fazer seu planejamento de trabalho, em muitos locais pre- cisamos trabalhar em horários reduzidos ou temos horário estipulado para saída e chegada, esse é um ponto que não pode-se deixar passar desaper- cebido na hora de montar seu cronograma. Se o serviço exigir um contrato de trabalho, certifique-se de ler e conferir to- das as cláusulas contratuais com atenção, em caso de atraso, multas pode- rão ser geradas, causando transtorno e um enorme prejuízo ao profissional. Avalie cada etapa e o tempo para realizá-la. Deixar seu cliente a par de cada EVITANDO ATRASOS NA ENTREGA DA OBRA Por: Vladmir Brum, pintor do Rio Grande do Sul e coordenador do M.B.P.M etapa e dos procedimentos que se- rão necessários para o desenvol- vimento dos trabalhos também é fundamental na hora de expor seu orçamento. Na hora de executar cada etapa procure estipular metas e cumpri-las. É importante um pla- nejamento diário de metas, sempre deixando uma margem para peque- nos imprevistos, isso vai te dar ga- rantia de cumprir os objetivos em cada etapa. Conhecer sua equipe de trabalho é fundamental para não ter problemas com funcionários no decorrer da obra, avaliar equipamentos de proteção individual da equipe e também os equi- pamentos de proteção coletiva, isso vai prevenir imprevistos durante a obra. Indique bons fornecedores de produtos e faça os pedidos com antecipação, tenha sempre em mãos a lista de produtos e quantidades corretas para a utilização, garantindo assim que a obra não irá parar por falta de material. Ter uma boa relação com os fornecedores e ter conhecimento dos produtos a serem utilizados vão te proporcionar tranquilidade na condução dos servi- ços. Em caso do fornecedor ser indicação do cliente procure obter informa- ções dos mesmos, caso você não tenha boas referencias já deixe seu cliente ciente das responsabilidades pelo fornecimento do material, assim, em caso de eventuais problemas, você estará isento de qualquer responsabilidade. Ter emmãos ferramentas apropriadas para cada situação dentro da obra vai te trazer garantias de poder entregar o trabalho no tempo previsto emorçamento. Hoje, omercado oferece uma enorme gama de ferramentas que vão proporcio- nar a nós, profissionais, agilidade e qualidade ao executar nosso trabalho. Trabalhar com uma margem calculada para eventuais atrasos que venham ocorrer no período da obra é uma tática usada por muitos profissionais. Exemplo: se você calcular que conclui seus serviços em 45 dias coloque mais dez dias de margem, assim você terá um tempo bônus para recuperar em caso de qualquer sinistro. Outra possibilidade: em caso de trabalhos que tenham urgência de entrega, contrate mão de obra adicional para poder cumprir o combinado em orçamento. Como citado acima, por mais que a gente se prepare e planeje o orçamento não estamos livres de algum imprevisto. Nesse momento, chamar o cliente e explicar de forma transparente o que aconteceu - e porque aconteceu - é mais que necessário para demonstrar nosso profissionalismo. Vivemos em um momento em que o mercado cada vez mais exige dos profissionais um trabalho rápido e de qualidade, onde nós devemos estar preparados para atender esse cliente e não perder espaço no mercado de trabalho. Cumprir os prazos de entrega está entre nossas principais obriga- ções, então é fundamental que, para atender nossos clientes, nós possa- mos executar um planejamento de trabalho, traçando metas, analisando situações que possam atrapalhar o andamento de nosso trabalho. Man- ter nossa agenda em dia, fazer um planejamento detalhado, estar atento às exigências do cliente, ter uma equipe de trabalho de confiança, vão com certeza nos trazer noites de sono mais tranquilas, além de sucesso profissional, afinal, somos empreendedores e a chave do sucesso está em nossas mãos.

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