Show do Pintor Profissional - Edição 191

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 18 16 PREVENÇÃO E CORREÇÃO Padronização dos processos, capacitação dos profissionais da empresa e utilização de produtos de qualidade são fundamentais para o aumento da produtividade. Uma maneira prática de realizar este serviço na oficina é observar o des- perdício e a quantidade de serviços repetidos. Cada retrabalho representa uso extra de produto e também mão de obra. Vanessa Rossi, responsável pelo marketing da Skylack, explica que um bom indicador de desperdício é o retrabalho. “Por isso é fundamental ter uma equipe treinada. A oficina pode ser moderna e muito bem equipada, mas só irá gerar bons resultados se toda a equipe estiver bem treinada.” Sandro de Oliveira, responsável pelo marketing WEG Tintas, acrescenta di- zendo que o tempo médio de reparo reflete diretamente na quantidade de reparos realizados pela oficina. “Quanto menor, este indicador mostrará uma maior produtividade. Produtos para reparos rápidos podem auxiliar na redução deste número. É importante também observar o número de para- das para a manutenção corretiva. Este indicador mostra a quantidade de retrabalhos realizados pela equipe, podendo ser semanal ou mensal. Núme- ros altos, demonstram problemas com a qualidade da tinta aplicada, falta de capacitação do aplicador e até mesmo o não seguimento das indicações previstas pelo fabricante.” Independente da área, para se desenvolver um bom trabalho, é indicado considerar três pilares. No âmbito da repintura, é preciso pensar em proces- so, pessoa e produto. Para que o processo utilizado seja correto, o profissio- nal precisará ser capacitado e o produto a ser utilizado deve ser de qualida- de. No quesito bons produtos, muitas vezes com o objetivo de economizar, as empresas de reparação acabam analisando apenas o seu preço, sem levar em consideração a performance e os atributos oferecidos, e isso, por vezes, pode perder até mesmo a oportunidade de aumentar a sua rentabilidade. Já quando o assunto gira em torno de erros técnicos, Ricardo Vettorazzi, gerente técnico de repintura da PPG, acredita que os mais frequentes são as falhas na preparação do produto. Como exemplo, ele cita a catálise, a diluição errada, assim como também a limpeza deficitária do veículo, o lixa- mento irregular da massa ou do pri- mer, excesso de lixamento do verniz ou tinta PU (tinta à base de poliure- tano) antes do polimento, não respei- tando o intervalo de aplicação entre demãos de primer, tinta e verniz. AUXILIANDO NO COMBATE AO DESPERDÍCIO De nada adianta investir na compra de produtos e equipamentos de qua- lidade e alta tecnologia, se a equipe PERFEITO FUNCIONAMENTO DA OFICINA DIVERSOS ERROS PODEM OCORRER, DESDE A PREPARAÇÃO ATÉ O ACABAMENTO FINAL, MAS SEGUINDO ALGUMAS ORIENTAÇÕES SIMPLES, É POSSÍVEL REDUZIR OU ATÉ ZERAR AS FALHAS técnica responsável pelo processo não tem o conhecimento necessário e não estiver treinada e orientada para utilizá-los da forma correta. Uma equi- pe treinada e capacitada utilizará todos os produtos dentro dos padrões técnicos de melhores práticas recomendados pela indústria, garantindo, dessa forma, que os benefícios oferecidos por eles sejam explorados ao máximo, proporcionando maior produtividade, evitando o retrabalho, que compromete a qualidade, o prazo de entrega do carro e todo o andamento do processo realizado pela empresa. Vettorazzi conta que a empresa dispo- nibiliza para o mercado uma gama completa de treinamentos para todos os sistemas de pintura, bem como módulos de colorimetria que auxiliam o profissional a desenvolver suas cores de maneira mais assertiva. “Esses treinamentos são realizados tanto na matriz da empresa em Sumaré, no centro técnico de treinamento, quanto in loco nas diversas regiões, por meio de uma equipe técnica robusta e capacitada em campo. Nesse senti- do, a PPG também disponibiliza para o mercado um curso chamado MVP (sigla para Minimum Viable Product, ou, em português, produto mínimo viável) que é direcionado aos pro- prietários e gestores das empresas de reparação. O programa é compos- to por um treinamento onde os pro- fissionais realizam análises técnicas relacionadas aos processos de sua empresa, mapeando pontos de me- lhoria e adequações necessárias no

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