Show do Pintor Profissional - Edição 191

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 18 17 dia a dia de trabalho nas oficinas, para aumentar a produtividade e, conse- quentemente, a rentabilidade do negócio”, expõe Vettorazzi. A AkzoNobel oferece a seus clientes o CostPro, ferramenta que auxilia as oficinas no gerenciamento de informações do processo de pintura, como número de peças pintadas, consumo de tinta, tempo total para execução do trabalho, entre outros pontos do processo. “Quando falamos de erros na execução de serviços, sempre o maior prejuízo é a perda da confiança do cliente. Quando isso ocorre, além do prejuízo financeiro, há o desgaste com a reputação da oficina, o que pode gerar prejuízos ainda maiores”, con- ta Sandro Lemos, gerente de segmento de mercado da AkzoNobel Repin- tura Automotiva. No site, a empresa deixa disponível a apostila “correção e prevenção de erros”, demonstrando os principais erros que podem ser causados por falhas no processo de repintura e, todavia, dando dicas para prevenção e correção. Como forma de ajudar na capacitação de profissionais, a Sherwin-Williams Divisão Automotiva oferece o curso de repintura automotiva que aborda desde a preparação de superfície até o polimento. “Para os cursos ofere- cidos em nosso centro de treinamento, é necessário que os participantes tenham idade mínima de 18 anos e estejam ligados a uma loja ou oficina. Os erros na repintura podem causar diversos tipos de defeitos e, consequentemente, retra- balho; entre os mais comuns estão as falhas de aderência, casca de laranja, mapeamento, perda de brilho, sangramento, corrosão das peças, desplacamento, bolhas, marcas de lixa, entre outros. Em conjunto com diversos fabricantes de tin- tas, a Show do Pintor selecionou os equívocos mais frequentes e trouxe as soluções. A secagem deficiente - WEG Tintas responde: Ocorre devido à utilização de catalisador ina- dequado, temperatura ambiente muito bai- xa, camada de tinta excessiva; temperatura insuficiente na cabine; catálise incorreta dos componentes; excesso de camada de pri- mer; não respeitar intervalos entre passadas (flash off). Para corrigir o problema, sugere- -se aumentar o tempo de secagem além do requerido. Caso não surta efeito, será neces- sário eliminar as camadas finas com diluente ou lixamento para reaplicar o sistema imedia- tamente. Catalise - PPG responde: Entre os erros mais frequentes que geram re- trabalhos, está a proporção errada de catálise. É necessário prestar atenção e seguir as catá- lises recomendadas pelos fabricantes, como não usar catalisadores de outras marcas ou tipos diferentes que não sejam os indicados. Não existem outros pré-requisitos, mas damos preferência para profissio- nais ligados ao setor de repintura automotiva. Detalhes do curso podem ser obtidos na aba ‘fale conosco’, no site”, explica Windsor Bravo, responsável pelo marketing da Sherwin-Williams Automotive Finishes. Para os cursos oferecidos em lojas ou oficinas parceiras, que são ministrados pelos téc- nicos externos, o convite é feito pelo próprio lojista aos profissionais das oficinas da região. Oliveira, da WEG, conta que a empresa fornece primeiramente produtos de qualidade, que auxiliaram na redução de problemas decorridos do processo de aplicação. “Além disso, todos nossos produtos possuem já em sua em- balagem as principais informações para que o aplicador obtenha o melhor resultado, dentre elas a catálise e diluição da tinta, tempos de secagem e forma de aplicação. Outras informações adicionais podem ser encontradas no boletim técnico”, explica Lemos. Já a Skylack oferece treinamentos de produtos (reparos rápidos, tri-coat e polimento) e palestras sobre produtividade, organização e gestão, que auxi- liam o gestor e todos os funcionários da oficina a reduzirem o desperdício. Para agendas dos cursos mencionados, entre em contato com o SAC das empresas. As recomendações de catálises, de modo geral, vem com indicações volumétricas (ou por partes de volume) para facilitar o uso. Daí se vê a impor- tância das “réguas de catálise” e/ou os recipien- tes graduados. Para as oficinas que têm condi- ções de ter uma balança de precisão, a opção por pesagem também é uma boa prática e minimiza muito os erros no momento da mistura. Limpeza deficitária - PPG responde: Alguns outros erros também podem acontecer, como, por exemplo, não limpar e preparar a su- perfície de maneira adequada; não isolar as pe- ças adequadamente; não utilizar o primer ade- quado para o trabalho requerido; não respeitar os tempos de secagem e cura do filme; uso incor- reto de lixas; regulagem inadequada de equipa- mentos, entre outros. Calcinação - Sherwin-Williams reponde: A calcinação ocorre quando não houve a cura total do verniz ou quando há um lixamento mui- to agressivo da peça, o que remove a proteção contra raios UV presente no verniz; catálise erra- da ou excesso de diluição podem ser outras cau- sas desse problema. Para impedir que esse erro ocorra, recomenda-se sempre realizar a catálise correta, utilizando régua de catálise ou balança de precisão. Utilizar pano pega poeira, portanto, deve-se usar coador específico para verniz. Se- guindo esses passos, os resíduos que podem cair sobre a peça no momento do reparo, diminuem, GUIA DE ERROS E SOLUÇÕES tornando o lixamento localizado e evitando o lixamento excessivo. Casca de Laranja, AkzoNobel Repintura Auto- motiva responde: A principal causa é o tempo de vida da mis- tura vencido e material aplicado viscoso; re- gulagem da pistola de aplicação e bico inade- quados; uso de endurecedor ou diluente de secagem muito rápida. Para resolver o caso, quando for uma leve cas- ca de laranja, pode ser corrigida com polimen- to. Em casos mais graves, terá que ser lixado e, novamente, voltar à pintura. Olho de peixe e cratera As principais causas desse problema podem ser: o veículo não foi bem desengraxado an- tes da pintura e, dessa forma, ocorreu ar com- primido contendo água ou óleo; ambiente de aplicação com umidade acima de 85%, ou ambiente de aplicação contaminado com silicone. Como ação corretiva, é indicado desengraxar bem a superfície contaminada. Verificar o compressor de ar e limpeza da cabine de pintura, lixar a camada até que fi- que lisa. Aplique primeiro uma nova camada muito fina e, em seguida, outras camadas até conseguir uma espessura suficiente. Leve em conta os tempos de evaporação entre as ca- madas. Se continuar formando crateras, uti- lize anti-silicone.

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